De acordo com a coordenadora da campanha em Cuiabá, a dermatologista Noemy Sonia Ueno, serão realizados atendimentos simultâneos para análise, diagnóstico e tratamento da doença. “O importante é fugir do medo e preconceito. O câncer de pele pode surgir em qualquer pessoa e quando detectado precocemente apresenta altos percentuais de cura”, afirmou.
A dermatologista ressalta a importância da presença de pacientes de risco, que enquadram-se em um grupo de pessoas que têm caso de câncer de pele na família, pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia, pessoas que tomaram muito sol sem proteção, possuem muitas pintas pelo corpo, já sofreram queimaduras pelo sol, ou possuem uma pinta que está mudando de cor e uma pequena ferida que não cicatriza.
Somente em 2011, uma ação de combate ao câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia diagnosticou 14,18% de um total de 1.726 pessoas atendidas em Mato Grosso. As mulheres foram maioria nos atendimentos, o que corresponde a 61,18% dos casos. Do total de pessoas examinadas no estado, 67,28% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 14,18% foram diagnosticadas com câncer da pele. Somente neste ano, 134.170 novos casos de dengue foram diagnosticados no país, sendo 71.490 de mulheres.
Comentários