Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 19 de Novembro de 2012 às 17:12

    Imprimir


Em comemoração ao Dia da Bandeira, nesta segunda-feira (19),  o Comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá realizou um ato solene para celebrar a data, além de homenagens aos militares e pronunciamentos. Como forma de comemoração, bandeiras também foram incineradas no pátio do quartel  após serem entregues ao longo do ano por escolas e repartições públicas.

A solenidade acontece por orientação de lei que trata especificamente da bandeira nacional, que indica ainda que as bandeiras devem ser hasteadas ao meio dia. “São bandeiras consideradas inservíveis para o uso e que são devolvidas pelas instituições. São guardadas para este ato já que não há outro destino. Muitas estão rasgadas e desbotadas”, explicou ao G1 o tenente coronel Cláudio Alexandre de Almeida Freitas, que é chefe de operações na 13ª Brigada, sobre o ato de incineração.

Segundo ele, este ano 20 bandeiras desgastadas foram encaminhadas ao Exército por instituições de ensino da capital e órgãos públicos. Já em relação aos municípios do estado, as bandeiras são encaminhadas para a base do Exército local. O tenente coronel também destacou que as instituições recebem novas bandeiras após solicitação ou durante a solenidade, como nesta segunda-feira, quando a bandeira nacional foi entregue a quatro escolas municipais.

 

Bandeiras foram incineradas em Cuiabá durante solenidade (Foto: Kelly Martins/G1)

Bandeiras foram incineradas em Cuiabá durante solenidade (Foto: Kelly Martins/G1)


 

Cerca de 20 bandeiras foram incineradas para comemorar a data em Cuiabá (Foto: Kelly Martins/G1)

Cerca de 20 bandeiras foram incineradas para comemorar a data em Cuiabá (Foto: Kelly Martins/G1)

“É muito importante o amor ao patriotismo. Infelizmente as crianças e a sociedade no contexto geral vêm perdendo a aproximação com os símbolos nacionais”, observou o diretor da Escola Municipal Octhayde Jorge da Silva, Bernardino Leôncio de Arruda.

O ato de incineração, conforme o Exército, é realizado pelo praça mais antigo e de melhor comportamento durante a carreira militar. Além disso, pontua o tenente coronel Cláudio Alexandre, o militar não pode ter registro de punição. Após a incineração a solenidade contou com canto do hino à bandeira e desfile dos militares dentro da Brigada. No Brasil a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/25975/visualizar/