Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 19 de Novembro de 2012 às 18:09

    Imprimir


Cinco jacarés mortos por atropelamento em apenas 15 quilômetros da Estrada Parque Transpantaneira em Poconé (104 Km ao Sul de Cuiabá). O flagrante foi registrado por um turista que visitava a região no último dia 17.

O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo de Mato Grosso (Singtur-MT), Hilson Cácio de Araújo, também presenciou o fato e diz que mortes de animais silvestres por atropelamento são comuns na região porque as pessoas desrespeitam a sinalização e abusam da velocidade quando a estrada está em boas condições. Além dos jacarés, aves e capivaras também são constantemente encontrados mortos na beira da Transpantaneira.

Araújo destacou ainda que a situação pode se agravar caso a pavimentação asfáltica chegue até lá. A preocupação foi gerada por rumores de que recursos teriam sido aprovados para este fim. “Empresários e moradores estão preocupados. A pavimentação só traria prejuízo aos pantaneiros, ao turismo e, principalmente, para o meio ambiente”, disse.

Os boatos de asfaltamento da Transpantaneira, no entanto, foram negados pela assessoria de imprensa da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana. “Não há recursos, nem intenção de asfaltar a estrada justamente para preservação”, ressaltou a assessoria.

Em 2004, um Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Transpantaneira indicava que o risco de atropelamento aumenta de acordo com a velocidade do veículo. A 70 Km por hora, a possibilidade de atropelamento é 8%. A 80 km, o risco é de 28% e a 100 Km, o condutor tem 80% de possibilidade de cometer um acidente por atropelamento.

Para o presidente do Singtur, o Governo deveria investir em uma campanha de conscientização para diminuir as mortes de animais silvestres na estrada, além de sinalizar melhor o percurso. “O pessoal do turismo é bastante consciente sobre os limites de velocidade, mas a população em geral não”, apontou.

 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/25968/visualizar/