Hannah Chow-Johnson, professora-assistente da Loyola University Chicago Stritch School of Medicine, disse que era frequentemente questionada sobre o que fazer com as crianças com uma temperatura elevada. "Meus atendimentos mais frequentes são de pais preocupados que querem saber quão alta uma febre pode ser preocupante", disse. "O que muitos pais não percebem é que, muitas vezes, febre é amiga do filho", acrescentou.
Segundo Hannah, a febre pode realmente ajudar a criança a se recuperar mais rapidamente, especialmente se ela está lutando contra uma doença viral.
No passado, pesquisadores do Great Ormond Street Hospital, alegaram que remédios para abaixar a febre podem retardar o tempo de recuperação, pois a alta temperatura pode ajudar a matar as bactérias que causam a doença.
Febre é definida como uma temperatura maior que 37,5º e pode ser um sinal de algo sério. Os pais são aconselhados a procurar ajuda médica se a temperatura de uma criança chegar a 40º ou mais.
Dicas
- Febres são seguras. Ela é a maneira que o corpo consegue encontrar para controlar a sua resposta imunológica.
- O corpo de seu filho vai controlar a temperatura, não importa o que você faça. Não desperte uma criança de um sono profundo para dar medicamentos para a febre. O sono é mais importante.
- Termômetros de ouvido e na testa não são confiáveis. Atenha-se um bom termômetro antiquado digital para a melhor precisão. No que diz respeito à frequência que a febre deve ser medida, uma vez por dia é suficiente.
- Não há um número máximo no termômetro que significa "ir para o hospital", a menos que seu filho pare de beber água, urinar ou responder bem. Mas se a criança está respondendo aos três itens, os pais podem acompanhar a melhora de casa.
- Vestir crianças com roupas leves e dar banhos mornos para ajudar a refrescá-los.
- Dê a medicação apenas se o seu filho se sentir desconfortável, não apenas para reduzir a temperatura.
- Se não houver nenhuma fonte clara para a febre da criança (tosse, corrimento nasal ou dor) e a febre durar de dois a três dias, leve-a ao médico.
Comentários