Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 01 de Dezembro de 2012 às 09:00

    Imprimir


Mais 2 mortes por dengue foram registradas em Mato Grosso em uma semana elevando para 24 óbitos, sendo que 20 já foram confirmados por meio de exames e outros 4 seguem em investigação. No mesmo espaço de tempo, entre os dias 22 e 30 de novembro também foram notificados outros 623 casos da doença no Estado elevando para 41.090 registros de dengue desde o início de 2012 até esta sexta-feira (30) de novembro. Desse total, 138 foram notificados como casos graves de dengue. A maioria dos novos casos, 95, foram registrados no município de Sinop enquanto a maior parte das mortes já confirmadas estão em Cuiabá, 5 no total.

Das 2 novas mortes, 1 foi registrada no município de Água Boa que até o dia 22 de novembro contabilizava apenas 1 óbito em investigação e agora contabiliza 2 mortes sendo 1 confirmada e outra sendo investigada. O segundo óbito, já confirmado, ocorreu na cidade de Cáceres. O curioso é que na semana passada o relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES) não apontava para qualquer morte em investigação em Cáceres e 8 dias depois é divulgada 1 morte confirmada no município.

Conforme o boletim semanal divulgado pela SES, Cuiabá tem a notificação de 10.550 casos de dengue, sendo 55 de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 3.011 casos de dengue, sendo 22 graves. Em Sinop a notificação é de 5.871 casos, sendo 11 casos graves e em Rondonópolis, a notificação é de 1.406 casos da doença, sendo 3 graves.

Dados do Ministério da Saúde divulgados nesta semana, mostram que Mato Grosso é o estado brasileiro que registrou o maior aumento de casos graves de dengue no país entre os meses de janeiro e novembro deste ano e o único do Centro-Oeste com um município, Tapurah na lista das 77 localidades que correm risco de registrar surto de dengue, já que apresentam Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) superior a 3,9%. O balanço detalha que durante o período analisado, entre janeiro e novembro deste ano, a elevação dos registros foi de 291% em relação ao mesmo período de 2011.

Das 24 mortes, a maior parte está concentrada nos municípios de Cuiabá (5), Sinop (4), Aripuanã (1), Sorriso (1) e Tangará da Serra (1), Nortelândia (1), Colíder (1), Campo Novo dos Parecis (1), Jaciara (1), Querência (1) e Cáceres (1), todos já confirmados por meio de exames. Enquanto isso, em Várzea Grande são 2 mortes (sendo 1 confirmado e 1 em investigação), Vila Bela da Santissima Trindade (1 em investigação), Planalto da Serra (1 em investigação), Água Boa 2 óbitos (sendo 1 confirmado e 1 em investigação).

A situação da dengue em Mato Grosso tende a se agravar durante os próximos meses, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Devido ao período de chuvas e a presença do sorotipo 4, a expectativa é que a doença acometa ainda mais vítimas no maior Estado da região Centro-Oeste. Dessa forma, a recomendação para ajudar a eliminar os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, é manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Também é recomendado remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/25518/visualizar/