Tesouro Nacional aprova R$ 1,5 bilhão para asfalto em Mato Grosso
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) comunicou a aprovação dos pedidos de autorização para contratação de empréstimos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de Mato Grosso para o programa intitulado MT Integrado, no valor de R$ 1,5 bilhão, destinado a promover a integração por pavimento asfáltico de todos os municípios do Estado com a capital, Cuiabá, interligando todos à malha rodoviária nacional.
Resta agora ao governador Silval Barbosa (PMDB) e aos técnicos de Mato Grosso cumprir as exigências legais e contratuais do BNDES para que assinados os contratos em 2013 já se inicie a execução das obras que vão demorar menos do que o esperado, já que boa parte das licitações para essas obras está pronta ou em andamento, aguardando apenas a ordem de serviço por parte da Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU).
"Estamos a um passo de concretizar mais essa operação que foi iniciada em 2008, mas só agora conseguiremos tirar do papel e será um passo enorme para diminuir as diferenças de desenvolvimento por regiões de Mato Grosso", disse o governador Silval Barbosa.
Em reunião o secretário de logística de transportes, Edmilson José dos Santos, responsável pela conclusão da operação de R$ 1,5 bilhão em comum acordo com os secretários de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, de Transportes, Arnaldo Alves Souza, e com o assessor econômico e secretário-adjunto da Casa Civil, Vivaldo Lopes, assegurou que em dezembro a operação deverá ser assinada em definitivo e negou atrasos, lembrando que "as coisas no Brasil param por causa de exigências como as proibições por causa do período eleitoral", disse Edmilson.
Silval Barbosa sinalizou que as ações em torno de obras de logística de transportes permitirão com certeza se vislumbrar que a partir de 2015 haverá uma economia da ordem de R$ 2 bilhões que se referem às perdas do agronegócio e da economia na- cional por causa das condições das estradas e do custo do frete. "Estamos trabalhando e planejando um Estado mais moderno e eficiente", explicou.
Já Edmilson José dos Santos lembrou que o planejamento logístico prevê outras ações como a questão discutida no decorrer da semana para que empresários chineses invistam R$ 10 bilhões para a edificação da Ferrovia Vicente Vuolo, entre Rondonópolis até Santarém (PA), passando por Cuiabá e cortando a região do médio norte, onde se concentra a maior produção agrícola e de animais do Brasil.
"Estamos atuando em várias frentes. Agora as coisas são demoradas, pois exigem planejamento e principalmente uma maior integração, já que a Ferrovia Vicente Vuolo é integrada com a malha ferroviária nacional e será cortada por outra ferrovia, a de Integração do Centro-Oeste, que corta Mato Grosso de leste a oeste unindo Goiás, Mato Grosso e Rondônia", pontuou.
Silval Barbosa agradeceu o empenho dos deputados estaduais que aprovaram as autorizações para contratação de novos empréstimos que serão destinados ainda para obras complementares, como de pontes de concreto em outra operação de R$ 460 milhões que também está em curso e pronta para ser aprovada pelo BNDES.
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