Governador não admite que portal da transparência tem falhas
O governador Silval Barbosa (PMDB) não admite que o portal da transparência disponibilizado pelo estado tem falhas. Segundo ele, “o pessoal não conhece e não acessa o Fiplan (sistema integrado de planejamento, contabilidade e finanças)”. Conforme revelou o Olhar Direto, a falta de transparência nas contas públicas de Mato Grosso foi constatada pela associação Contas Abertas e levou o estado a estar entre os dez piores casos do país, segundo o “índice de transparência”.
“Atualmente muitos estados estão copiando o Fiplan porque ele é considerado o melhor programa de gestão de contabilidade e prestação de contas”, disse Barbosa no último dia 28, em Brasília (DF).
O portal do estado de Mato Grosso (http://web.fiplan.mt.gov.br/html/index.php) ficou na penúltima colocação, com a nota 3,38 (considerando três quesitos) – isto é, o segundo pior do país.
Quando a reportagem observou que a associação Contas Abertas, responsável pelo “índice”, avaliou justamente o Fiplan, ele se limitou a dizer que houve “um equívoco”, sem especificações.
O projeto desenvolvido pela associação avaliou o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência disponibilizados pelas 27 unidades da federação. O índice, elaborado pela associação, se baseia na lei complementar 131/ 2009, que tornou obrigatória a divulgação na internet, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.
Comentários