Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 04 de Dezembro de 2012 às 02:51

    Imprimir


A violência contra a mulher será debatida em audiência pública em Cuiabá na próxima nesta quarta-feira (05) a partir das 9h com a presença de membros do Judiciário que atuam em varas especializadas de violência doméstica e familiar, do Ministério Público, da Polícia Civil e de outras áreas que lidam com o problema e são responsáveis pela elaboração de políticas públicas que contemplem e ampararem essas vítimas. No evento também será lançada a Campanha Nacional do Laço Branco, que visa a conscientização dos homens contra a violência doméstica. Moradores de Cuiabá e Várzea Grande estão convidados a participar da audiência e ajudar a cobrar punição para os culpados e propor possíveis soluções para reduzir o problema.

A campanha que acontecerá em diversas capitais do Brasil é um alerta à extrema violência contra mulheres praticadas nos últimos tempos, principalmente pelos seus parceiros. Em Mato Grosso, estatísticas dos órgãos de segurança pública mostram que em 2010 foram notificados 21 mil casos de violência contra a mulher. No ano passado, esse número aumentou para 24,4 mil casos. Os dados de 2012 ainda não foram fechados, mas apontam que só em Cuiabá e Várzea Grande, 20 mulheres foram assassinadas com requintes de crueldade praticado por homens do convívio familiar das vítimas.

A campanha que acontecerá em diversas capitais do Brasil é um alerta à extrema violência contra mulheres praticadas nos últimos tempos, principalmente no ambiente familiar, pelos seus parceiros. A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Cada homem que usa o laço está mostrando à sociedade que não pratica a violência, mas acima disso, que é contra aqueles que a fazem. Já a audiência que acontecerá no Plenário das Deliberações da Câmara de Cuiabá é uma iniciativa da vereadora Lueci Ramos (PSDB) e da Defensora Pública, Rosana dos Santos Leite.

Segundo Lueci Ramos, o objetivo da audiência é “esclarecer e conscientizar os homens pelo fim da violência e da prática de inúmeras barbáries que vemos nos noticiários diariamente”. Rosana Leite, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, destaca que existem 2 causas para a violência, a serem combatidas: a externa, que é a cultural e o próprio machismo perpetuado na nossa sociedade, e ainda, a causa interna da violência doméstica, que vem do uso do álcool, das drogas e do ciúme exagerado.

“Os vereadores de Cuiabá, como representantes da população, são de suma importância na participação nesta causa e, a audiência tem a finalidade de mobilizar toda a sociedade, principalmente nesse ano que vemos tantos crimes contra as mulheres”, frisou Rosana Leite.

Também participarão do debate, Márcio Dorileo, Corregedor Geral da Defensoria Pública do Estado; Ana Cristina Silva Mendes, Juíza de Direito Titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar de Proteção à Mulher da Comarca de Cuiabá, Elisamara Sigles Vodonós Portela, Promotora de Justiça da Promotoria Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; Claudia Lisita, Delegada de Polícia na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá e Vera Lucia Pereira de Araújo, Secretária Adjunta de Direitos Humanos de Mato Grosso. (As informações são da Assessoria da Câmara de Cuiabá)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/25377/visualizar/