Considerado um dos pianistas e compositores mais destacados do jazz, Brubeck sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu em um hospital da cidade de Norwalk (EUA).
O pianista formou sua banda The Dave Brubeck Quartet em 1951 e foi o autor do disco "Time Out", de 1959, primeiro álbum de jazz que vendeu mais de um milhão de cópias.
O pianista e compositor é considerado um dos responsáveis por fazer com que o jazz passasse a ser reconhecido como um gênero de maior fama, e deixasse de ser simplesmente uma música de baile.
Brubeck foi o segundo músico de jazz a ser capa da revista "Time", em 1954, após Louis Armstrong, que foi primeira página em 1949.
Pela The Dave Brubeck Quartet, formada junto com seu amigo Paul Desmond, passaram alguns grandes nomes do jazz, como o saxofonista Gerry Mulligan.
Brubeck também foi responsável pelo musical "The Real Ambassadors", realizado com seu quarteto e em colaboração com a orquestra de Louis Armstrong.
Embora a The Dave Brubeck Quartet tenha se desfeito em 1967, o pianista manteve sua atividade musical com novos projetos para orquestra e coro, e continuou como uma referência clássica do jazz nas seguintes décadas.
Brubeck, que recebeu a medalha nacional das Artes em 1994 e o prêmio Kennedy em 2009, deixa seis filhos, todos músicos profissionais.
Comentários