Crianças em situação de risco social comemoram Natal
Para muitas crianças, Natal é sinônimo de festa, presentes caros e muitas guloseimas. Mas a realidade dos menos favorecidos é bem diferente. A magia do Natal é algo distante devido às dificuldades financeiras. Mas toda criança sonha com Papai Noel e faz seus pedidos, mesmo sabendo que nem sempre serão atendida.
O Instituto Canopus e a Creche São Domingos Sávio, realizaram o Natal Feliz para mais de 500 crianças do bairro Pedra 90 em Cuiabá . A maioria vive em situação de risco social. A magia do Natal foi com muitas brincadeiras, atividades culturais, distribuição de presentes e claro, as guloseimas.
O evento e as ações sociais, foram realizadas por voluntários que adotaram pedidos e fizeram as vezes do Papai Noel. Guilherme Lara 09 anos, foi um dos sorteados com bicicletas. Muito retraído, ele não sabia expressar a alegria de voltar pra casa com a realização do sonho da maioria dos garotos, ter um bicicleta. Ele contou que os pais trabalham, mas no Natal não há ceia nem troca de presentes por que eles não tem dinheiro, “eu nunca ganhei nada no Natal, essa é a primeira vez”, lembrou Guilherme. O estudante vai usar a bicicleta para ir a escola e passear.
O bairro Pedra 90 é uma das regiões que mais cresce me Cuiabá, mas as consequências sociais ainda são preocupantes, principalmente com o envolvimento de crianças e jovens com drogas e álcool. A creche funciona como uma associação de vários projetos que acolhem os estudantes do bairro. O coordenador do espaço, Mestre Marquez Ortega Padilha, voluntário da Missão Salesiana em Mato Grosso, explica que a meta é atrair mais de 600 alunos por ano para dezenas de atividades e formação cidadã. Crianças e jovens participam de projetos educacionais como o Educa Mais e o atividades do PETI, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
São projetos em parceria com os governos Estadual e Federal. São mais de 40 cursos e oficinas desde formação musical, reforço escolar, esportes e apoio psicológico. “Nós ocupamos o tempo dessas crianças e com isso afastamento os riscos. Nesse Natal ver o sorriso de uma criança que chegou aqui retraída e rebelde, é o nosso maior presente”, comemora o coordenador. O Instituto Canopus é um dos parceiros nessa empreitada de garantir um futuro melhor para as crianças do Pedra 90.
O Projeto Constellation, desenvolvido pela entidade, está formando uma companhia de dança e abre espaço para a busca de talentos e fortalece a auto-estima. A contadora Nilva Araújo é voluntária do Instituto há sete anos. Ela ajudou na arrecadação de brinquedos e na organização dos sorteios. A voluntária lembra que as crianças são alvos fáceis para situações negativas na sociedade e nessa época do natal, devemos tirar um tempo e pensar mais no semelhante do que apenas em festas e consumo.
“‘Hoje aqui eu me sinto muito feliz. É uma troca de alegrias com essas crianças. Faço a minha parte, é uma oportunidade contribuir”, afirma a voluntária. O Presidente do Instituto Canopus, Paulo Henrique de Lima Borges, ressalta que investir na melhoria da qualidade de vida das crianças é o maior desafio de uma sociedade socialmente responsável. “O Natal é uma festa Cristã de renovação. Temos que manter viva essa magia. Toda criança precisa sonhar com um mundo melhor e saber que isso é possível”, ressalta Paulo Henrique. (Colaborou José Porto)
Comentários