Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quinta - 27 de Dezembro de 2012 às 13:47

    Imprimir


Os frequentes acidentes com aviões, principalmente pequenos, deixam em alerta as autoridades do setor. Em 2012, foram mais de 100 acidentes. De 2007 pra cá, a frota brasileira vem crescendo 5% ao ano, em média. Já são mais de 19 mil aeronaves registradas em todo o país. Mais aviões, mais pilotos, mais acidentes. Na hora de embarcar no aeroporto, é melhor não pensar nisso.

A imagem de um avião caindo sempre mexe com o passageiro. Esse medo é  reforçado pelas estatísticas que mostram aumento no número de acidentes no Brasil. Em 2007, foram 102, média de oito e meio por mês. Ano passado, um pulo: 159 casos, mais de 13 por mês. Média que vem se mantendo este ano.

Só em 2012, 52 pessoas morreram, vítimas de acidentes aéreos. Apesar dos riscos, tem mais gente querendo voar. A emissão de licenças, os brevês para pilotos, também cresce no Brasil. O aumento foi de 97% nos últimos cinco anos.

Segundo a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, é nos vôos de instrução, que acontece a maioria dos acidentes. "Os voos de instrução deveriam ser voltados a boa formação de um piloto. Isso a gente sabe que nem sempre acontece e consequentemente vai aumentar o elemento falha humana nos incidentes da aviação", explica o chefe de controle de tráfego, Cel. Nei Manhães.

O perigo também sobrevoa nossos campos. Nos últimos cinco anos foram registrados 26 acidentes com aviões agrícolas. A maioria em Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná - 22 pilotos morreram.

“É importante que todos os fatores contribuintes sejam conhecidos pra que nós possamos tomar as medidas de prevenção adequadas. De forma que a investigação possa dar origem a recomendações de segurança de voo que visam prevenir  que aquilo volte a acontecer", conta o chefe de aviação civil do Cenipa, Cel. Frederico Alberto Felipe.

Em nota, a Anac informou que investe intensamente na fiscalização e no controle aéreo. No ano passado, realizou quase 24 mil ações de fiscalização, sendo a maioria relacionada à segurança dos voos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/24572/visualizar/