Daltro assume AMM, quer recuperar recursos e ficará neutro na eleição
O presidente tampão da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro (PSD), destaca os projetos que pretende executar até fevereiro enquanto estiver à frente da entidade. Entre os pontos citados por ele está articulação para reverter os recursos “perdidos” com a prorrogação da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), uma vez que a medida representa renúncia de recursos aos municípios de todo o país.
Daltro pretende se articular junto aos prefeitos que estão no fim do mandato e os já diplomados, para apresentar medida do TCE do Rio Grande do Sul, que considerou a desoneração do IPI na análise das contas dos gestores municipais. Ele afirma que nos próximos dias convocará os gestores para uma reunião, com o intuito de estudar uma forma de considerar o recurso não passado do IPI como crédito para as prefeituras em 2013. “Praticamente todos os prefeitos tiveram dificuldade ao fechar as contas. Quero levar essa medida do TCE-RS ao conhecimento deles e agendar uma reunião com o Tribunal daqui”.
O prefeito de Chapada assumiu o comando da instituição após Meraldo Sá (PSD) renunciar à Prefeitura de Acorizal e à AMM para assumir a secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). O social-democrata aguarda apenas publicação do ato de sua nomeação para oficializar as saídas.
Quanto à eleição do próximo presidente da pasta, que acontece agora em janeiro, ainda sem data definida, Daltro garante que não irá se manifestar. Estão no páreo pela sucessão, o prefeito diplomado em Lucas do Rio Verde Otaviano Pivetta (PDT) e Chiquinho do Posto (PSD) de Juscimeira. Já Adair José Alves Moreira (PMDB) de Alto Paraguai e Nilson Santos (PMDB) de Colíder, ventilam os nomes como pré-candidatos.
Daltro enfatiza que não pretende se articular em prol de nenhum candidato e adianta não saber a definição do seu sucessor, o prefeito diplomado em Chapada, Doutor José Neves (PSDB). Nestas eleições, o social-democrata apoiava a candidata derrotada Rosa Branca (PSD). “Eu não estou articulando em favor de nenhum candidato e também não sei em quem o novo prefeito vai votar, porque não pertence ao meu grupo”.
Comentários