Construção civil cresce 51% em Sinop em apenas quatro anos, aponta Prodeurbs
A prefeita de Sinop em exercício, Rosana Martinelli (PSB), pontua que o município está crescendo mais rápido – proporcionalmente – que a China, ao comentar, nesta quinta-feira, a aquecida atividade da construção civil na cidade.
“Sinop apresenta hoje um crescimento gradativo e em escala de grandes centros nacionais e internacionais, inclusive superando o desenvolvimento de países como a China, apontada como uma das economias que mais cresce atualmente”, falou, via assessoria de comunicação.
E os números divulgados hoje pelo Núcleo de Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs) e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), corroboram com a análise da prefeita. De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012, foram expedidos 1.960 alvarás de construção, com 425.3 mil m² de área construída. São 11.6 mil m² a mais do que em 2011.
E o movimento das betoneiras e pás de pedreiro está aumentando a cada ano na maior cidade do Nortão de Mato Grosso. Em 2009, os dados apontaram que a soma chegou aos 207.7 mil m² de área construída; em 2010 foram 338.3 mil m² e, em 2011, 413.6 mil m², o que revela um crescimento progressivo anual.
O comparativo aponta ainda um crescimento superior a 51% de área construída ao analisar as liberações de 2009 para 2012. A soma total dos últimos quatro anos aponta a liberação de 7.161 alvarás, com 1.3 milhão de m² de área construída.
Para Rosana, os números consolidam o desenvolvimento da cidade. “Uma cidade que cresce mais de 7% ao ano e supera os 50% em edificações em apenas quatro anos, se torna, sem duvidas, uma metrópole de referencia para saúde, educação, formação e qualificação profissional para toda a região Norte e mesmo para outros estados como é o caso do Pará, ou ainda, dos demais estados brasileiros com ênfase para as regiões Sul e Nordeste das quais muitos moradores locais são oriundos”, destaca.
Para a prefeita, “a economia como um todo está aquecida e a construção civil é um dos fatores essenciais nesse sentido, responsável pela geração de tantos novos empregos”, enfatiza a chefe em exercício do Poder Executivo.
Comentários