Capus da UFMT (Foto: Assessoria/Divulgação)
As vagas para cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), oferecidos para ingresso no primeiro e no segundo períodos acadêmicos de 2013, começam nesta segunda-feira (7). A UFMT utiliza exclusivamente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A seleção ocorrerá entre até as 23h59 do dia 11 de janeiro (horário de Brasília).
São oferecidas 5.123 vagas e distribuídas a candidatos com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Também 449 vagas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Mais 864 vagas aos que, independentemente da renda per capta, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Consta do edital da UFMT que o candidato não poderá escolher o período de ingresso, sendo que os primeiros colocados aprovados serão alocados nos cursos com início no primeiro semestre e os demais no segundo semestre. Explicita, ainda, que o candidato que não comparecer nos primeiros 15 dias letivos sem apresentar qualquer justificativa junto à coordenação do curso de graduação ao qual se matriculou, terá sua matrícula automaticamente cancelada.
As vagas eventualmente remanescentes ao final das chamadas regulares do processo seletivo do Sisu referentes à primeira edição de 2013 serão preenchidas por meio da utilização prioritária da lista de espera disponibilizada pelo Sistema de Seleção Unificada. Para constar da lista de espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar no Sisu o interesse na vaga, no período de 28 de janeiro até 8 de fevereiro às 23h59, conforme determinado no Edital/MEC n.º 20, de 21/12/2012, publicado no Diário Oficial da União em 26 de dezembro de 2012.
A manifestação de interesse deverá ser escrita e entregue presencialmente nos endereços divulgados no site da UFMT. É de responsabilidade do candidato aprovado o preenchimento do formulário eletrônico de matrícula disponível na internet, que deverá ser impresso, assinado e entregue no ato da matrícula, juntamente com os documentos exigidos em conformidade do Termo de Adesão Sisu/2013 e as orientações presentes no portal da UFMT.
Vagas por campus
As vagas da UFMT por campi estão distribuídas: no campus universitário de Cuiabá (46 cursos); campus de Rondonópolis (17 cursos); campus de Sinop (10 cursos); campus do Araguaia– Barra do Graças (8 cursos) e campus do Araguaia - Pontal do Araguaia (8 cursos).
Comentários