Silval quer que novos secretários cortem gastos
O governador Silval Barbosa (PMDB) comandará o encontro com o secretariado, no início desta semana, para passar as regras da gestão pública para o exercício de 2013. O tom do governador sobre necessidade de ajustes para contenção de gastos, é principalmente para os novos gestores. Silval avisará que o Orçamento Geral do Estado (OGE), de R$ 12,8 bilhões, deve ser executado com total atenção, para eficácia dos projetos aliada à economia de gastos. Não está descartado contingenciamento sobre o planejamento financeiro, como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos.
"Vamos nos reunir com os secretários e fazer um planejamento de início de ano. Precisamos estar todos em sintonia sobre como deve ser realizado o orçamento, com atenção para as ações consideradas mais urgentes", disse. Silval frisou a importância dos trabalhos do Estado sobre os novos planos de investimento e reforçou o apoio que vem sendo dado pelo Executivo para a realização da Copa de 2014. "Desde o início o governo se colocou à disposição para concretizar os projetos da Copa. Cuiabá e cidades como Várzea Grande tem recebido apoio e as obras tem o potencial de transformar os municípios, com um desenvolvimento pleno no aspecto econômico e social", ponderou.
Ao avaliar a capacidade do caixa público, o governador frisou a meta do Estado de otimizar ações para sobra de caixa. O objetivo é melhorar as ações das principais pastas, mas com sistema que permite evolução sobre recursos. "Quando se trabalha com planejamento, sem gastos desnecessários e com novos ajustes, temos a perspectiva de economizar. Se tem economia, tem mais investimentos".
O governador preferiu não antecipar questões como a de contingenciamento do orçamento. Mas admitiu a chance de discutir o tema na reunião, após conferência de relatórios a serem repassados pelos secretários, bem como as metas para a gestão deste ano de cada secretaria.
Comentários