Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 06 de Janeiro de 2013 às 14:05

    Imprimir


Usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá) é hoje a maior geradora de energia elétrica de Mato Grosso com 480 megawatts (MW) para uma necessidade de todo Estado de cerca de 1,2 mil MW. A diferença é que toda essa energia está sendo disponibilizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e atende a 21% do total consumido em todo o Centro-Oeste do Brasil e mais os estados do Acre e de Rondônia.

Assim, Mato Grosso se consolida como exportador de energia elétrica, uma condição jamais prevista há 3 décadas quando a realidade era racionamento energético, cuja produção era a partir de óleo diesel, que reduz a qualidade e principalmente o custo-benefício.

“Nunca a usina Mário Covas gerou tanta energia por um período de tempo como em 2012”, disse o ex-diretor presidente e atual secretário de Governo da prefeitura de Cuiabá, Fábio Garcia, exortando todas as dificuldades enfrentadas até que a unidade que pertence à Empresa Pantanal Energia (EPE) pudesse funcionar a pleno vapor, sem interrupções.

Neste sentido, é considerado como extremamente importante a determinação do governador Silval Barbosa (PMDB) em buscar junto à Petrobras, aos governos brasileiro e boliviano o fornecimento de 3 milhões de metros cúbicos (m3) de gás natural de um total de 31 milhões (m3) contratados pela Petrobras e cedidos para que a unidade Mário Covas produza energia elétrica limpa, de qualidade e com custo benefício de larga escala.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/23925/visualizar/