A Ruby Falls, nos Estados Unidos, fica dentro de uma caverna, a 340 metros abaixo da superfície
Conheça cachoeira subterrânea dos EUA que usa LED com painéis solares
Quedas d’água sempre impressionam pela beleza natural e, muitas vezes, se tornam pontos turísticos. Mas a Ruby Falls tem localização que a deixa ainda mais exuberante. Ela fica dentro de uma caverna da montanha Lookout, em Chattanooga, Tennessee. É a mais profunda cascata aberta ao público nos Estados Unidos, a 340 metros abaixo da superfície.
A atração foi a primeira área subterrânea do mundo a usar luz elétrica. Hoje a cachoeira de 44 metros é iluminada por 24 lâmpadas de LED coloridas, que funcionam com painéis solares. Lá passam, por minuto, centenas de litros de água do rio Tennessee. Além do cenário paradisíaco, o local tem também importância histórica. Ele foi preparado para ser um abrigo nuclear durante a crise dos mísseis de Cuba, em 1962, com estoque de água e alimentos desidratados. No caso de uma guerra, haveria espaço para 720 pessoas.
O nome Ruby Falls é uma homenagem à mulher do primeiro explorador do local, Leo Lambert, que organizou expedições em 1928. No entanto, a formação geológica de cerca de 30 milhões de anos já era conhecida pelos indígenas que habitavam a região, apesar do difícil acesso.
Veja imagens da cachoeira iluminada:
Comentários