Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Janeiro de 2013 às 09:39

    Imprimir


Produção de girassol deverá ter queda em relação ao ano passado. (Foto: Guilherme Filho/Secom-MT)
Produção de girassol deverá ter queda em relação ao ano passado. (Foto: Guilherme Filho/Secom-MT)
A produção de girassol no país poderá ser 20% menor na safra 12/13 se comparada ao ciclo anterior. Mato Grosso contribui para boa parte dessa redução, por ser o maior produtor do grão no país e pela estimativa de queda de 28% do volume colhido neste ciclo. Os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que o estado é responsável por 61% da produção nacional de girassol totalizada em 92,7 mil toneladas.

A expectativa, de acordo com a pesquisa, é que a produção do grão diminua de 79,4 mil toneladas para 56,5 mil toneladas. Mas isso não significa que haverá redução de área cultivada com a "flor amarela", devendo se manter em 47 mil hectares. No entanto, a produtividade poderá ter uma redução de 28%, passando de 1,686 mil quilos para 1,2 mil quilos por hectare na safra 12/13.

"Mas ainda é cedo para estimar essa redução na produtividade", afirma Alex Utida,  presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, município distante a 397 quilômetros de Cuiabá sendo a maior região produtora de girassol no estado. Segundo ele, os produtores estão animados quanto ao aumento de produção.

O representante do setor acredita que a disponibilidade de tecnologia aplicada no campo irá contribuir para o aumento na produtividade e, consequentemente, na produção de girassol.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/23530/visualizar/