Cidinho é o mais votado como Destaque de 2012; Taques em 2º
Foram 12 opções de figuras dos meios político, empresarial e de outros segmentos que ganharam o noticiário no decorrer do ano passado. Ao todo, votaram 3.786 pessoas - o sistema só permite um voto por IP de computador. Cidinho foi o mais votado com 1.012 (26,73%). A segunda maior votação ficou com o senador Pedro Taques (PDT), com 728 votos (19,23%) - confira a votação completa no gráfico mais abaixo.
Nos 121 dias em que esteve como senador no lugar de Blairo Maggi, Cidinho, de fato, marcou posição. Bem articulado, presidiu o Senado por 6 vezes. Construiu boa relação com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, com quem troca e-mails até hoje. Conseguiu grandes conquistas, como intermediar a renegociação das dívidas do Estado e foi importante para a obra do Rodoanel de Cuiabá ser incluída no PAC, com convênio de R$ 300 milhões.
Cidinho, enquanto senador, articulou ainda a inclusão de Cáceres, cidade gêmea de San Matias, para ter lojas francas (free shops) e liderou audiências em Brasília na esperança de atender produtores da gleba Suiá-Missu, que acabaram despejados. Entre os projetos, propôs suspender a portaria que proíbe pulverização aérea de soja e algodão, apresentou 2 emendas à Medida Provisória 585, destinada a fomentar as exportações de Estados e municípios, e defendeu, com apresentação de propostas, mudança na legislação eleitoral em duas situações: unificar as eleições, com mandatos de 5 anos; e limitar o número de cabos eleitorais que trabalham em campanhas.
Filho de retirantes nordestinos, Cidinho pertenceu ao DEM e hoje está no PR. Dedicado e conciliador, se identifica com a bandeira do municipalismo. Foi prefeito de Nova Marilândia e presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios. Atuou ainda como secretário de Estado. Se tornou um grande empresário no Médio-Norte. É dono de frigorífico. Confira abaixo como ficou o resultado final da enquete.
Comentários