JBS inaugura 2 frigoríficos em MT gerando 1,6 mil empregos
Conforme já havia anunciado em julho do ano passado, o grupo JBS/Friboi, que hoje detém 32% do abate de bovinos em Mato Grosso com 14 plantas frigoríficas em operação, inaugura nesta segunda-feira (14) mais 2 unidades de abate e desossa no Estado. As unidades em questão, localizadas nos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Rica foram arrendadas, respectivamente, dos grupos frigoríficos Guaporé e Quatro Marcos (em recuperação judicial). Juntos, os 2 novos frigoríficos serão responsáveis pela geração de 1,6 mil empregos diretos e com capacidade para abater 2,5 mil cabeças por dia.
Agora, são 16 plantas em operação no Estado e, conforme o cronograma divulgado pelo grupo que é um dos maiores produtores de carne do mundo, outros 2 frigoríficos também serão inaugurados até abril deste ano, porém, nos estados de Goiás e Pará, além de outras 2 unidades que começaram a operar no fim do ano passado em Rolim de Moura (RO) e Nova Andradina (MS). A empresa não informa o valor do investimento feito em Mato Grosso para colocar em funcionamento as 2 unidades.
Pontes e Lacerda tem dentro de suas fronteiras e nos municípios vizinhos um rebanho de aproximadamente 2 milhões de cabeças. Conforme a assessoria do grupo, no município a JBS será responsável pela geração de 900 empregos diretos, com uma unidade com capacidade para processar 1.250 cabeças por dia. Já no município de Vila Rica que tem um rebanho de 835 mil animais, a nova unidade terá capacidade para processar 1 mil cabeças por dia e ofertará 700 empregos diretos.
“A abertura dessas duas unidades demonstra o compromisso assumido pela JBS com os pecuaristas e também com a sociedade nas regiões onde estamos nos instalando”, afirma Renato Costa, presidente da divisão carnes da JBS. “Acreditamos que os empregos gerados nas unidades serão importantes para estimular a economia regional e promover um crescimento sustentável a todos os envolvidos”, completa o executivo, por meio da assessoria.
Do total de 16 unidades frigoríficas mantidas no Estado pela JBS, 9 (56,25%) foram arrendadas, sendo 5 do grupo Quatro Marcos (Vila Rica, Juara, São José dos Quatro Marcos, Alta Floresta e Cuiabá) em 2009 e outras 4 em 2012, do Guaporé (Confresa, Juína, Colíder e Pontes e Lacerda).
Comentários