Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 16 de Janeiro de 2013 às 10:44

    Imprimir


 O governador Silval Barbosa (PMDB) defendeu os secretários Silvio Corrêa (chefe de Gabinete) e Janete Riva (Cultura), ambos réus da Operação Jurupari. Silval, que “bota a mão no fogo” quanto à inocência dos membros do secretariado garante que está tranqüilo com as nomeações.

 

Sílvio e Janete ingressaram formalmente no secretariado nessa segunda (14), após publicação no Diário Oficial. “Todos eles fizeram seus depoimentos. Realmente são 300 citados nessa operação, mas tenho certeza da inocência deles”, garantiu Silval.

A Operação Jurupari foi desencadeada pela Polícia Federal há 3 anos, mas somente na semana passada a Justiça Federal acatou a denúncia formalizada pelo Ministério Público Federal (MPF). Entre os crimes imputados nos réus estão formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, furto, grilagem de terras, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema de informática, além de diversos delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais.  

Os processados também  são acusados de integrar uma organização criminosa que fraudava a emissão de Licenças Ambientais e de Planos de Manejo Florestal, inserindo dados fictícios no sistema da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Todos juram inocência e classificam a ação como perseguição política.

 

O prejuízo causado chega a R$ 900 milhões. Segundo a denúncia, o grupo era dividido em 4 núcleos: a base política, a burocrática, o núcleo técnico e instrumental e a base empresarial.

Janete, que é esposa do presidente da Assembleia Legislativa José Riva (PSD), chegou a ser presa, em 2010, durante a Jurupari. Entre os outros investigados estão o próprio Riva, o deputado estadual Mauro Savi (PR), o prefeito reeleito de Sinop Juarez Costa (PMDB) e o deputado federal Eliene Lima (PSD).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/23260/visualizar/