Tangará: Eventos de carnaval sem alvará dos Bombeiros serão interditados
Com a finalidade de prevenir acidentes de trânsito, incêndios e outras atividades relacionadas à segurança da população, a 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) de Tangará da Serra lança a campanha Operação Carnaval sem Acidentes.
Durante os 05 dias de carnaval de 08 a 12 de fevereiro, serão realizadas vistorias de surpresa àqueles estabelecimentos como clubes, casas de festas e chácaras com piscinas.
A maior preocupação do Corpo de Bombeiros são as casas e chácaras com piscinas alugadas para os blocos se concentrarem antes e depois da folia. Outra preocupação são as Igrejas que geralmente promovem acampamentos/retiros nesta época do ano.
Os locatários e proprietários de casas ou chácaras utilizadas para festas e retiros, acima de 750 metros quadrados devem procurar o Corpo de Bombeiro e solicitar uma vistoria nas dependências, para verificar se a casa está em condições que a legislação exige.
No caso da área rural, os locatários e proprietários devem ainda buscar informações de como proceder neste tipo de atividade, como, limpeza do local para evitar insetos peçonhentos como cobras. Logo após a vistoria será emitido um alvará de funcionamento se tudo estiver de acordo com as exigencias do orgão.
De acordo com Tenente Donato Coelho caso haja denúncia ou o Corpo de Bombeiros aparecerem de surpresa e não estiver tudo regulamentado, o evento será interditado.
PREVENTIVO DE SEGURANÇA CORPO DE BOMBEIROS
Uma série de medidas destinadas a evitar o aparecimento de um princípio de incêndio ou, no caso de ele ocorrer, permitir combatê-lo prontamente para evitar sua propagação.
A piscina deve ser cercada e ter um salva vidas de plantão
Edificação pequena, menor de 750 metros quadrados deve ter saída de emergência, sinalização (setas) extintores e luminária indicando a saída
Verificar se o estabelecimento suportará o aglomerado de pessoas que ali estão.
Para edificações acima de 750m é preciso fazer um projeto de segurança e acrescentar outros preventivos, como alarme, hidrantes.
Mantenha sempre desobstruídos corredores, escadas e saídas de emergência, sem vasos, tambores ou sacos de lixo.
Nunca guarde produtos inflamáveis nesses locais.
Jamais utilize corredores, escadas e saídas de emergência como depósitos, mesmo que provisoriamente.
As portas de emergências não devem ter trincos ou cadeados.
Conheça bem o edifício em que você circula, mora ou trabalha, principalmente os meios de escape e as rotas de fuga.
Corpo de Bombeiros: 192/193
Comentários