Inicia sessão que elegerá presidente do Senado; Taques e Renan disputam
Iniciou, agora há pouco, a sessão que irá eleger o novo presidente do Senado Federal para o biênio2013/14. O atual presidente da mesa diretora, José Sarney (PMDB) abriu a reunião. Se prevalecer o quadro definido até ontem, o embate se dará entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Taques (PDT).
De acordo com informações da Agência Senado, o nome do novo presidente será decidido por maioria simples de votos, sendo necessária a presença da maioria absoluta dos senadores, ou seja, 41 dos 81 parlamentares.
Renan é o candidato que tem posição majoritária na Casa, com bancada de 20 integrantes. Ele já presidiu a Casa entre 2005 e 2007. Por outro lado, Taques, cujo partido possui apenas cinco cadeiras, entrou na disputa com o apoio do PSDB (11 senadores) e de Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), único membro do partido, que retirou sua candidatura no dia anterior em favor do colega. O senador conta ainda com o apoio da bancada do PSB (4 cadeiras) e vem conversando com nomes de outros partidos, como o DEM.
A mesa acatou pedido do senador Randolfe e cada parlamentar terá cinco minutos para se pronunciar e os candidatos ao cargo terão 20 minutos para defender suas propostas.
Alguns senadores do PSB já utilizaram a palavra e defenderam a candidatura de Taques como forma de renovação na Casa de Leis.
Mais informações a qualquer momento.
Comentários