FCO Itinerante disponibilizará R$1,4 bi para investimentos, diz Zanatta
A secretaria estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) decidiu percorrer 20 municípios para levar informações sobre o Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO). O programa do governo Federal, executado pelo Ministério da Integração Nacional, é voltado a projetos estruturantes e logísticos.A programação do FCO Itinerante foi definida nessa sexta (01), pelo secretario Alan Zanatta, em reunião com o superintendente de Comércio da Sicme, Wilson Pereira; o diretor do Ministério da Integração Nacional, Cleber Ávila; o superintendente do Banco do Brasil, Eduardo Luna e o diretor superintendente do Sicredi, João Spenthof.
O FCO Itinerante teve início em 2007 com apenas 3 cidades. Em 2013, a Semic pretende chegar a marca de 20 cidades para mostrar a disponibilidade desta linha de financiamento para todos os empresários, focando principalmente aos micros e pequenos. “Para esse fundo teremos um aporte de R$ 1,4 bilhão, já previsto no orçamento da União deste ano. Após aprovação, o recurso já estará disponível para o setor privado”, lembra Cleber Ávila.
De acordo com o secretário Alan Zanatta, a determinação do governador Silval Barbosa (PMDB) é para que todos os secretários de Estado se dediquem aos municípios do interior, intensificando as ações. “Mapeamos as cidades que vão receber o FCO Itinerante com a preocupação de levar informações sobre as linhas de financiamento, através de palestras para o maior número de empresários e produtores rurais”, explica.
O programa é realizado pela Sicme, em parceria com o Banco do Brasil, Sicred, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os municípios que estão previstos para receber o FCO Itinerante são Apiacás, Campos de Júlio, Carlinda, Denise, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itiquira, Jauru, Colíder, Mirassol D’Oeste, Nova Olímpia, Novo São Joaquim, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Poxoréo, São José do Rio Claro, Tapurah, Várzea Grande, Nova Bandeirante.
Comentários