‘Vinde e Vede’ começou a ser realizado em 1986 em igreja da capital. Arcebispo diz que evento é um ‘grito de largada’ para a Jornada Mundial.
Evento católico deve reunir 100 mil pessoas em quatro dias em Cuiabá
Evento começa no dia 9 no Memorial João Paulo II,
em Cuiabá. (Foto: Eduardo Cardoso/ Assessoria)
Na edição deste ano, o evento tem o tema ‘Ide e fazeis discípulos entre todas as nações’, voltado para a divulgação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho deste ano no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.
“Serão quatro dias de evento para os jovens, eucaristia e lançamento da Campanha da Fraternidade. O Vinde e Vede é o grito de largada para a Jornada Mundial”, declarou o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos.
Entre os convidados do Vinde e Vede estão o cantor Cosme, do Rio de Janeiro, e o padre Gleuson Gomes (RJ), que também é cantor e compositor. Grupos de música e dança de Mato Grosso, Renovação Carismática Católica (RCC) e Movimento Sacerdotal Mariano (MSM) vão participar em apresentações no palco.
Programação
No sábado (9), o primeiro dia do evento, denominado MicareCristo, terá shows a partir das 18h até as 6h de domingo (10) com a apresentação de bandas católicas de Cuiabá, além de um festival de prêmios e teatros, todos voltados para o público jovem. Conforme os organizadores, a ideia é um promover um Carnaval diferente, sem bebidas alcoólicas, para aproveitar a data com alegria, voltado à evangelização através de testemunhos e orações.
No domingo, desde as 14h, o segundo dia do Vinde e Vede contará com pregações, momentos de oração, apresentações de música, dança e missa prevista para as 20h. Já na segunda-feira (11), o evento também terá apresentações artísticas a partir das 14h, orações com representantes do MSM e missa às 19h.
No último dia, também às 14h, além das atividades anteriores, o público pode conferir o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema ‘Eis-me aqui, envia-me’. No mesmo dia, a arquidiocese fará recordação das edições anteriores da Jornada Mundial da Juventude, para incentivar os jovens. O encerramento está previsto para as 22h.
Durante todos os dias, os fiéis terão padres para confissão, tendas de livrarias, praça de alimentação e representantes de todas as paróquias de Cuiabá, Várzea Grande e interior. A estrutura da arquibancada tem capacidade para 100 mil pessoas.
Estrutura está sendo montada para o Vinde e Vede.
(Foto: Eduardo Cardoso/ Assessoria)
Vinde e Vede
O tradicional evento religioso foi criado em 1986 na igreja da Paróquia São Gonçalo, no Bairro do Porto na capital. Nesses anos que se passaram, o Vinde e Vede já foi realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no antigo estádio Verdão (atualmente local de construção da Arena Pantanal para os jogos da Copa 2014) e na arena da Associação dos Criadores de Mato Grosso.
Neste ano, pela segunda vez, o evento será no Memorial João Paulo II, local construído em homenagem ao Papa João Paulo II, que em 1991 visitou a capital mato-grossense.
Linhas de ônibus
Para atender ao público, a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbano de Cuiabá (SMTU) disponibilizou quatro ônibus especiais que vão levar os participantes de vários pontos da capital até o local do evento.
Ônibus especiais farão a linha Memorial Papa João Paulo II/Centro, a partir das 12h, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Os veículos sairão da Praça Alencastro, seguindo pela Av. Barão de Melgaço, Isaac Póvoas, Prainha, prosseguindo até o Memorial. Esta Linha fará a integração com as demais linhas do sistema através dos “Cartões-Transportes”.
Comentários