Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 às 09:56

    Imprimir


Há 27 anos, moradores da Grande Cuiabá e de cidades próximas se reúnem no ‘Vinde e Vede’, evento católico promovido pela Arquidiocese da capital durante os dias de Carnaval. Este ano o evento religioso será realizado de sábado (9) até terça-feira, dia 12 de fevereiro, no Memorial Papa João Paulo II, no Bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Os organizadores estimam público de aproximadamente 100 mil pessoas, em uma programação gratuita com pregações, missas, shows de música e apresentações de dança.

Vinde e Vede começa no dia 9 de fevereiro no Memorial João Paulo II, em Cuiabá. (Foto: Eduardo Cardoso/ Assessoria)Evento começa no dia 9 no Memorial João Paulo II,
em Cuiabá. (Foto: Eduardo Cardoso/ Assessoria)

Na edição deste ano, o evento tem o tema ‘Ide e fazeis discípulos entre todas as nações’, voltado para a divulgação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em julho deste ano no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Bento XVI.

“Serão quatro dias de evento para os jovens, eucaristia e lançamento da Campanha da Fraternidade. O Vinde e Vede é o grito de largada para a Jornada Mundial”, declarou o arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Santos.

Entre os convidados do Vinde e Vede estão o cantor Cosme, do Rio de Janeiro, e o padre Gleuson Gomes (RJ), que também é cantor e compositor. Grupos de música e dança de Mato Grosso, Renovação Carismática Católica (RCC) e Movimento Sacerdotal Mariano (MSM) vão participar em apresentações no palco.

Programação
No sábado (9), o primeiro dia do evento, denominado MicareCristo, terá shows a partir das 18h até as 6h de domingo (10) com a apresentação de bandas católicas de Cuiabá, além de um festival de prêmios e teatros, todos voltados para o público jovem. Conforme os organizadores, a ideia é um promover um Carnaval diferente, sem bebidas alcoólicas, para aproveitar a data com alegria, voltado à evangelização através de testemunhos e orações.

No domingo, desde as 14h, o segundo dia do Vinde e Vede contará com pregações, momentos de oração, apresentações de música, dança e missa prevista para as 20h. Já na segunda-feira (11), o evento também terá apresentações artísticas a partir das 14h, orações com representantes do MSM e missa às 19h.

No último dia, também às 14h, além das atividades anteriores, o público pode conferir o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema ‘Eis-me aqui, envia-me’. No mesmo dia, a arquidiocese fará recordação das edições anteriores da Jornada Mundial da Juventude, para incentivar os jovens. O encerramento está previsto para as 22h.

Durante todos os dias, os fiéis terão padres para confissão, tendas de livrarias, praça de alimentação e representantes de todas as paróquias de Cuiabá, Várzea Grande e interior. A estrutura da arquibancada tem capacidade para 100 mil pessoas.

Estrutura está sendo montada em Cuiabá. (Foto: Eduardo Cardoso/ Assessoria)

Estrutura está sendo montada para o Vinde e Vede.
(Foto: Eduardo Cardoso/ Assessoria)

Vinde e Vede
O tradicional evento religioso foi criado em 1986 na igreja da Paróquia São Gonçalo, no Bairro do Porto na capital. Nesses anos que se passaram, o Vinde e Vede já foi realizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no antigo estádio Verdão (atualmente local de construção da Arena Pantanal para os jogos da Copa 2014) e na arena da Associação dos Criadores de Mato Grosso.

Neste ano, pela segunda vez, o evento será no Memorial João Paulo II, local construído em homenagem ao Papa João Paulo II, que em 1991 visitou a capital mato-grossense.

Linhas de ônibus
Para atender ao público, a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbano de Cuiabá (SMTU) disponibilizou quatro ônibus especiais que vão levar os participantes de vários pontos da capital até o local do evento.

Ônibus especiais farão a linha Memorial Papa João Paulo II/Centro, a partir das 12h, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Os veículos sairão da Praça Alencastro, seguindo pela Av. Barão de Melgaço, Isaac Póvoas, Prainha, prosseguindo até o Memorial. Esta Linha fará a integração com as demais linhas do sistema através dos “Cartões-Transportes”.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/22110/visualizar/