Papagaios da espécie Amazona aestiva foram apreendidos em MS. Esta será a primeira soltura de aves deste ano pelo Ibama.
Cerca de 40 papagaios apreendidos com traficantes são soltos em MT
Cerca de 40 papagaios da espécie Amazona aestiva, popularmente chamada de papagaio-verdadeiro, apreendidos com traficantes, serão devolvidos à natureza pela Superintendência do Ibama em Mato Grosso. De acordo com a assessoria do órgão, eles serão soltos na segunda-feira (11), no Refúgio Ecológico Sesc Serra Azul, na região entre os municípios de Rosário Oeste e Nobres, a 143 km de Cuiabá.
Esta será a primeira soltura de aves deste ano. Os papagaios integram o primeiro lote de 150 aves que deve ser recebido neste final de semana pelo Ibama. Os animais serão soltos em Sinop, Poconé, Tangará da Serra e Nobres, por meio da parceria feita com o Projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), coordenado pelo Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama.
A instituição informou que os animais são do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, onde passaram dois anos se preparando para retornar à natureza. Inicialmente era um grupo de 200 filhotes que foram aprendidos de traficantes na região de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, na divisa com o estado de São Paulo.
O Ibama encaminhou pra o Centro de Recepção de Animais Silvestres, do Parque Tietê, para que tivessem chance de sobreviver. Normalmente, dos filhotes retirados da natureza pelos traficantes de animais silvestres, 90% morrem vítimas de maus-tratos, segundo o órgão.
Comentários