Forte terremoto atinge sudoeste da Colômbia e deixa 8 feridos
Um terremoto com magnitude de 6,9 graus na escala Richter foi registrado no sul da Colômbia neste sábado (9), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A escala vai de 2 a 10. No total, oito pessoas ficaram feridas e 143 casas foram danificadas.
O epicentro do terremoto ocorreu a uma profundidade de 129 kms, a sudoeste de Pasto e a 168 kms da cidade de Popayan, assinalou o USGS.
Editoria de Arte/Folhapress |
O tremor, que ocorreu às 9h16 (12h16 no horário de Brasília), foi sentido fortemente em cidades do centro e do sul da Colômbia e até mesmo em Quito, capital do Equador.
Outras cidades equatorianas como Ambato e Guayaquil também sentiram o tremor.
Na área onde foi registrado o epicentro do tremor não há grandes operações de mineração petróleo.
Em Bogotá, capital colombiana, alguns edifícios foram evacuados por precaução.
Em comunicado o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que o terremoto não causou mortes. "Embora tenha sido muito difícil, não temos vítimas e os danos foram muito marginais".
De acordo com o jornal colombiano El Tiempo, as regiões mais afetadas foram El Charco, onde seis pessoas ficaram feridas e Icuandé, onde 20 casas foram danificadas. Nas cidades de Bogotá e Cali, os danos foram menores, com registro de vidros quebrados.
Segundo balanço divulgado pelo diretor da Unidad Nacional de Gestión del Riesgo, Carlos Iván Márquez, 143 casas sofreram danos em toda a Colômbia, sendo que uma delas desmorou por completo.
Comentários