Sinop: diagnóstico de HPV em mulheres é maior que em homens
O número de mulheres infectadas com o papilomavírus humano (HPV) é 100% maior que homens, em Sinop. No ano passado pelo menos 132 pessoas foram diagnosticadas com o vírus, sendo 89 mulheres e 43 homens. Dados da Secretária Municipal de Saúde, apontam que nos últimos seis anos cerca de 459 pessoas fizeram tratamento na rede municipal de saúde. Foram 305 mulheres e 154 homens.
Em 2011, o número de casos da doença foi o maior com 122 mulheres e 32 homens infectados. A doença é transmitida principalmente por via sexual e pode levar ao surgimento de câncer. A secretaria não informou quais os tipos de HPV diagnosticados e se houve casos em que o câncer foi desenvolvido.
De acordo com o estudo realizado ano passado, pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV), cerca de 50% dos homens estavam com o vírus, enquanto 20% das mulheres apresentaram diagnóstico positivo. Pelo menos 30% dos homens, de 18 a 70 anos, que participaram da pesquisa, estavam infectados com um tipo de vírus de HPV associado ao câncer.
Comentários