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Consórcio VLT encontrou objetos em escavações, mas são mantidos sob sigilo
Vestígios arqueológicos suspendem obras na Prainha
As obras do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) na Avenida Prainha foram suspensas após a identificação de vestígios arqueológicos no Centro Histórico de Cuiabá.
O tipo e a quantidade de objetos extraídos do subsolo durante as escavações pelo Consórcio VLT não foram divulgados nem pela empresa, nem a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) ou pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Foi previamente acordado entre o Iphan e o Consórcio VLT que uma empresa, no caso, o Instituto do Homem Brasileiro, localizado no bairro Boa Esperança, seria responsável para abrigar os vestígios.
O relatório do resgate arqueológico foi encaminhado para ser analisado pela superintendência do Iphan em Mato Grosso e em seguida remetido para Brasília, para ser analisado pelo Centro Nacional de Arqueologia do Iphan.
Conforme a superintendente do Iphan em Mato Grosso, Marina Lacerda, o Centro de Arqueologia tem o prazo de 90 dias a partir de novembro quando o órgão recebeu o relatório do resgate arqueológico para autorizar ou não a continuidade dos trabalhos de escavação das obras do VLT na região do Centro Histórico.
“Não embargamos a obra, o relatório do resgate arqueológico faz parte do processo de licenciamento”, explicou.
Ela disse que enquanto os arqueólogos de Brasília não derem um parecer, não é possível dizer quais são os objetos históricos encontrados.
O secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Maurício Guimarães, disse que aguarda o aval do Iphan para continuar a obra do VLT.
Por meio da assessoria de comunicação, o Consórcio VLT informou que a empresa não está autorizada a dar informações sobre os vestígios encontrados e limitou a dizer que tudo o que é encontrado no subsolo pertence à União e não pode ser filmado ou fotografado.
O cuidado é necessário devido ao Córrego da Prainha ser uma estrutura histórica em Cuiabá e, portanto, precisa ser preservado.
A área foi minuciosamente estudada pelas equipes de engenharia civil (projetista e de produção) e ambiental, incluindo arqueologia e sondagens usando um scanner sobre o canal, que verificou a profundidade do córrego e outros elementos importantes para a definição do método construtivo.
O MidiaNews soube por uma fonte que foi encontrado um vaso, mas não houve nenhuma confirmação oficial.
VLT na Prainha
Em toda a Tenente-coronel Duarte, entre a ligação da via com a Avenida XV de Novembro até à sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) – na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) –, está sendo feito o reforço do Canal da Prainha, para a implantação do VLT e integra o Eixo 1 (Aeroporto-CPA).
Orçado em R$ 1,477 bilhão, o projeto do VLT nos eixos 1 e 2 (Coxipó-Centro) é executado por Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
Fonte:
Mídia News
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