Delegado Henrique Meneguelo assume a Regional de Rondonópolis
O delegado Henrique de Freitas Meneguelo vai comandar a Regional de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá), em substituição ao delegado Percival Eleutério de Paula que estava no cargo há um ano e meio. O delegado designado por portaria da Diretoria do Interior, da Polícia Judiciária Civil, tomará posse oficialmente nesta sexta-feira (15). A solenidade será realizada no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara Municipal de Rondonópolis, às 10h30. O delegado será responsável por 11 municípios da região, vinculada à Diretoria do Interior da Polícia Civil do Estado.
Delegado Percival Eleutério de Paula, que responde atualmente pela Regional de Rondonópolis, assumirá a nova Regional de Primavera do Leste (231 km ao sul da Capital), criada para responder pelas delegacias de seis municípios que antes estavam sob a circunscrição da Regional de Rondonópolis, sendo eles da região do médio Araguaia, como Gaúcha do Norte (595 km ao Norte), Paranatinga (373 km ao Sul), Santo Antônio do Leste (379 km ao Sul), Poxoréu (251 km ao Sul), Campo Verde (131 km ao Sul) e Primavera do Leste.
Como delegado, Meneguelo atuou nos municípios de Cuiabá, Campo Verde (131 km ao Sul), Sinop (500 km ao Norte), Guiratinga (328 km ao Sul) e Rondonópolis, município onde seu trabalho teve mais destaque e reconhecimento, sendo delegado municipal por oito anos e atualmente Coordenador do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC).
Meneguelo afirma que assume a Regional com o compromisso de auxiliar no esclarecimento de vários crimes pendentes em Rondonópolis e sempre reavaliar o modo de proceder, a troca de opiniões, o sentimento de equipe, o apoio às boas iniciativas, o estímulo de talentos, a motivação e o respeito aos servidores. “Considero um desafio substituir os delegados que passaram por aqui, que fizeram desta unidade policial civil, junto com seus servidores, uma das mais respeitadas de Mato Grosso.
Conforme o novo Delegado Regional, o combate ao tráfico de drogas, roubos e crimes contra a pessoa serão prioridades em sua gestão “O tráfico é um problema generalizado e catalisador de outros crimes, quero garantir que haverá um esforço no sentido de reduzir ao máximo essa forma de delito” disse.
Meneguelo ressaltou que buscará estratégias, em conjunto com a Polícia Militar, para conter este tipo de crime. O delegado destacou ainda a importância da integração com a Polícia Militar, no compartilhamento de informações, dados estatísticos, métodos e modos de ação que aumentam a eficácia e eficiência no combate à criminalidade.
O delegado também abordou como prioridade de seu comando a aproximação com a sociedade civil, através de mecanismos como o policiamento comunitário, ajustando prioridades e expectativas de cada comunidade, no processo de manutenção da segurança pública junto com os integrantes do GGI. Para ele a prática de policiamento comunitário deve ser aperfeiçoada com a melhor e atuante participação dos policiais civis nas reuniões de bairros e preparatórias para festividades. “Desta maneira aproximamos as investidas policiais as necessidades da comunidade, fomentando a resolução dos conflitos sociais de maneira mais ágil, preventiva e satisfatória” concluiu. (Ascom) W.S
Comentários