TCE terá 150 auditores para fiscalizar órgãos públicos
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai ter à sua disposição neste ano a força de trabalho de 150 auditores de controle externo, que são aqueles que efetivamente vão aos órgãos jurisdicionados fiscalizar ‘in loco" o dia a dia e a situação das quase 700 entidades, empresas, Poderes e órgãos que movimentam R$ 15 bilhões em recursos públicos.
Até nesta semana, o quadro de auditores de controle externo era de 123 servidores concursados, sendo que 60 tomaram posse na primeira gestão (2006/2007) do atual presidente, conselheiro José Carlos Novelli, e agora mais 27 foram nomeados, sendo que 21 já assumiram seus cargos na última quinta, 14 e atuam nas seis secretarias de Controle Externo (Secex), uma de cada um dos seis conselheiros a exceção do presidente. que tem a obrigação e relatarem as contas a eles destinadas por sorteio eletrônico.
Os novos auditores externos atuarão também nas Secretarias de Obras e Serviços de Engenharia e de Atos de Pessoal. "Estamos dando qualidade ao pessoal que fiscaliza ‘in loco" as contas dos jurisdicionados, além de melhorar nosso quadro de servidores já que todos são concursados, passaram por provas e darão suporte técnico não apenas para os conselheiros, mas para os substitutos que constantemente tem julgados sob sua responsabilidade", disse o presidente José Carlos Novelli lembrando que o TCE exige resultados positivos dos gestores públicos, mas também exige qualidade nas suas funções e no seu próprio desempenho, por isso do alto nível dos servidores da instituição.
Para o presidente, mais do que celeridade, que sempre será uma das exigências primordiais no trabalho do TCE, a qualidade dos serviços prestados, a confiabilidade no desempenho dos auditores reflete no voto dos conselheiros que também contam com assessores gabaritados, assim como os conselheiros substitutos e os procuradores do Ministério Público de Contas. "Temos que ter em mente que o Tribunal de Contas tem um papel preponderante de fiscalizar, exigir qualidade e encaminhar os gestores para a correta aplicação dos recursos públicos, o que vai refletir lá na frente em se ter uma sociedade satisfeita com os resultados das políticas públicas", ponderou José Carlos Novelli.
Segundo o conselheiro presidente, até o fim deste mês, o TCE contará com 150 auditores externos. "A convocação dos novos auditores é nossa meta principal deste ano, bem como capacitá-los para que desempenhem suas funções a contento da instituição e da sociedade", afirmou José Novelli, que, ainda, comentou sobre o sistema de trabalho no TCE-MT. "Vocês irão trabalhar num local com bastante harmonia, integrado, além de ser um órgão de referência nacional que presta excelente trabalho à sociedade e vem dando exemplos para o Brasil", acrescentou.
O concurso para provimento de cargo efetivo de auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado foi realizado em 18 de setembro de 2011. Os nomeados que ainda não assumiram suas funções têm 30 dias para tomar posse, a partir da data de convocação, publicada em 31 de janeiro de 2013.
Comentários