Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Fevereiro de 2013 às 08:12

    Imprimir


As Forças Armadas Revolucionária da Colômbia (Farc) libertaram neste sábado o soldado Josué Álvarez Meneses, sequestrado em combates com o Exército no último dia 30 de janeiro, e o entregaram a uma comissão humanitária formada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pela ONG Colombianos pela Paz (CCP).


A libertação do militar, identificado como Álvarez Meneses, completa a operação de resgate de três reféns das Farc, que já havia libertado outros dois policiais na última sexta-feira. O canal venezuelano Telesur transmitiu ao vivo a entrega, efetuada em uma residência da zona rural do município de Policarpa, no departamento de Nariño, situado no sudoeste da Colômbia e na fronteira com o Equador.

 

A Cruz Vermelha confirmou a libertação através de um comunicado no qual afirma que o militar libertado já se encontra sob seus cuidados e fora de risco.

 

Guerrilheiros escoltaram o soldado de 19 anos de idade até o lugar onde se encontravam os membros da missão humanitária. Emocionado, o soldado abraçou primeiramente a ex-senadora e líder da ONG, Piedad Córdoba, e depois o resto de delegados do CICV.


Álvarez Meneses relatou que foi retido em um combate e comentou que durante o período em que esteve no cativeiro, mais de duas semanas, os guerrilheiros lhe trataram "bem". "Respeitaram minha vida e tudo", acrescentou o militar entre soluços.

 

A comissão humanitária partiu ontem da cidade de Cali, capital de Valle del Cauca (sudoeste), após ter facilitado a libertação dos policiais Cristian Camilo Iate e Víctor Alfonso González no departamento vizinho de Cauca, uma fase do operacional que sofreu um atraso de um dia.

 

Lilia Solano, integrante da CCP, explicou que o soldado libertado voltará nos veículos do CICV ao Batalhão Boyacá da cidade de Pasto, onde sua família o aguarda. Ela também ressaltou que esse esperado reencontro deverá ocorrer daqui algumas horas, já que o acesso a região é muito complicado.
 





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/21403/visualizar/