Assinaturas já são suficientes para aprovar CPI das pesquisas eleitorais
Tramita na Câmara dos Deputados a proposta de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis manipulações nos resultados das pesquisas eleitorais referentes ao pleito de 2012. O requerimento, de autoria do deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), contou com assinaturas de 175 parlamentares. Entre eles, apenas dois da bancada de Mato Grosso subscreveram o projeto: Júlio Campos (DEM) e Nilson Leitão (PSDB).
Contudo, o deputado federal Valtenir Pereira (PSB), que participará da análise da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) garante que o projeto já conta com assinaturas suficientes para sua aprovação. Ainda durante o período eleitoral, Leitão e Valtenir defenderam a adoção de medidas mais severas em relação aos institutos de pesquisa. O socialista levou a discussão ao relator da comissão de Reforma Política da Câmara, enquanto o tucano propôs projeto de lei para punir as instituições que divulgassem pesquisas “distorcidas”.
De acordo com o projeto, a CPI deve ser composta por 23 membros e terá prazo de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, para a conclusão dos trabalhos.
Comentários