Nova diretoria pretende expandir ações sociais a mais municípios de MT
Fomentar o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses por meio de programas sociais, cursos, orientações técnicas e seminários destinados às gestoras municipais é uma das principais propostas da nova diretoria da Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso (APDM) que tomou posse nesta terça-feira (19). Outra meta da entidade presidida por Ivone Costa Latanzi da Costa (PMDB), primeira-dama de Sinop, é fortalecer os convênios já existentes e fechar uma parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).
Um dos desafios é expandir a atuação para um número maior de municípios, uma vez que atualmente, os trabalhos desenvolvidos pela APDM ainda não contemplam as 141 cidades do Estado. De acordo com a presidente, Ivone Costa, desse total são 111 novas gestoras e apenas 30 que foram reeleitas e dessa forma torna-se essencial prestar a essas novas primeiras-damas todo um trabalho de orientação para que elas possam desenvolver projetos em prol das mulheres, das famílias, dos idosos e daquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
“Pretendemos avançar nossa atuação em Mato Grosso traçando um diagnóstico social e oferecer proteção à população através de ações de combate à fome e a miséria. As gestoras também vão receber orientações para ajudarem a combater a pedofilia e a violência contra a mulher e os idosos”, explica Ivone mencionando que já no início a atuação será concentrada nos pólos. O desafio será angariar fundos junto ao Estado, e outros parceiros como a Associação a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (MDS) a Sala da Mulher e a Assembleia Legislativa.
A vice-presidente Kely Paniago Silva (PSD), do município de Juscimeira também participou da posse ocorrida no Cenarium Rural. Conforme ela, serão promovidas reuniões para elaborar cronogramas e planejamentos que nortearão os trabalhos nos próximos 4 anos. O intuito dessa nova gestão, segundo Kely, é dar mais visibilidade às ações que serão desenvolvidas para contribuir, inclusive, com a geração de renda das famílias nos municípios. “Vamos ministrar palestras, cursos e investir mais na divulgação dos nossos trabalhos”, enfatizou.
Presente ao evento, a primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, que chefia a Secretaria Estadual da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, falou sobre as parcerias. “Com a Ivone assumindo a presidência, vamos continuar desenvolvendo um trabalho em conjunto para que os programas sociais possam chegar a todos os municípios. Tendo a APDM conosco facilita esse processo e tenho certeza que ela fará um excelente trabalho assim como fez a gestão anterior”, disse Roseli Barbosa complementando que a principal meta do governo de Mato Grosso na área social, hoje, é a erradicação da pobreza, assim almeja a presidente Dilma Rousseff (PT).
Comentários