Acusação partiu de juiz da comarca de Comodoro, a 677 km de Cuiabá. Aadvogada já apresentou sua defesa à seccional.
OAB apura conduta de advogada que teria subtraído 30 processos em MT
O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso instaurou nesta segunda-feira (25) procedimento administrativo disciplinar para averiguar se houve desvio de conduta da advogada Eliana da Costa, que atua em Comodoro, a 677 km de Cuiabá. Em despacho, o juiz Almir Barbosa Santos acusou a advogada de retirar 30 processos da secretaria de gabinete da Primeira Vara da Comarca de Comodoro “com a intenção única de impedir que os referidos processos fossem decididos”.
A acusação feita pelo juiz consta de despacho da última terça-feira (19) em um processo no qual a advogada atua e que tramita desde 2005, referente a declaração de nulidade de escritura de um imóvel de 2 mil hectares.
Depois de decidir pela extinção do processo em despacho sem resolução de mérito, o juiz Almir Barbosa Santos registrou determinação para que a seccional mato-grossense da OAB instaurasse procedimento disciplinar contra a advogada “em razão de sua falta de ética profissional e falta de lealdade com os demais advogados que atuam em defesa das partes contrárias nos processos”.
Para o magistrado, Eliana teria se aproveitado do período de seu férias, quando os processos conclusos para despacho obrigatoriamente são remetidos de volta à secretaria do gabinete. Neste período, a advogada teria requisitado em bloco trinta processos “sem que estivesse prazo em seu favor”, de forma a prejudicar o andamento das causas.
Procurada pela reportagem do G1, Eliana explicou por telefone que ainda não havia sido devidamente notificada do requerimento de abertura de procedimento na OAB feito pelo juiz na decisão, mas informou que já tinha sua defesa preparada.
Já o presidente da OAB em Mato Grosso, Maurício Aude, informou que o procedimento de apuração no Tribunal de Ética e Disciplina será oportuno para a advogada apresentar sua contestação à acusação do juiz. Ele relatou que Eliana esteve em Cuiabá nesta segunda-feira (25) justamente para tratar do assunto e adiantar sua defesa ao próprio presidente.
“Segundo a versão dela, ela fez carga dos processos para tirar cópias e dar andamento, e todos estavam dentro do prazo. De qualquer forma, a conduta dela vai ser averiguada”, esclareceu.
Comentários