Rafael Nunes irá passar cinco dias com a família, no Paraná. Visita faz parte da terceira etapa do tratamento do jovem.
"Mendigo gato" se prepara para deixar clínica
Rafael conversou com o G1 no dia 7 de fevereiro e
mostrou cartas recebidas de fãs
(Foto: Natália de Oliveira/G1)
Rafael Nunes, de 30 anos, que ficou conhecido nas redes sociais como "mendigo gato", está se preparando para retornar para casa, no fim de março. Isso é o que informou o diretor da clínica para dependentes químicos, Valter Lattanzio, onde o ex-modelo passa por um tratamento para se livrar do vício das drogas, desde outubro do ano passado, em Araçoiaba da Serra(SP).
De acordo com Lattanzio, a visita até a casa dos pais, em Curitiba (PR), irá dar início à terceira etapa do tratamento de Rafael, que será focada na conscientização psíquica. Nesta etapa, de acordo com o diretor, será realizado um trabalho completo de ressocialização. Por isso que a ida do paciente para casa, onde irá conviver novamente com a família, é importante para o andamento do tratamento.
“Essa terceira parte é muito importante para que ele se conscientize de que a droga não traz nenhum tipo de benefício para a vida dele. É quando ele começa a mudar a forma de pensar, usando o próprio drama sofrido no passado, para conseguir seguir sem a droga”, informa o diretor.
O retorno para casa está previsto para o fim de março. A data exata ainda não foi determinada, pois, conforme informou Lattanzio, a família do Rafael também está sendo preparada para receber o jovem. Ele permanecerá por cinco dias, convivendo novamente com seus parentes.
Rafael recebeu a visita dos pais em novembro,
21 dias após internação (Foto: Geraldo Jr. / G1)
“Mesmo estando em casa, ele deve continuar com a rotina de atividades vividas dentro da clínica, onde terá horário para todas as atividades, como acordar, tomar banho, comer, fazer atividades físicas”, explica o diretor. Ele ressalta a importância da família nesse processo do tratamento de Rafael.
De acordo com o cronograma estabelecido pelos médicos da clínica, após os cinco dias, o jovem retornará à clínica, em Araçoiaba da Serra, para dar continuidade a série de atividades que visam sua recuperação.
Ao todo, o tratamento do jovem é de oito meses em regime de internação e quatro meses de acompanhamento e visitas mensais do paciente ao centro terapêutico. “Esse prazo pode variar, dependendo da necessidade do paciente. Tudo é debatido com a família, o interno e a equipe terapêutica da clínica”, explica Latanzzio.
O diretor também menciona que Rafael está reagindo muito bem, aceitando todas as fases do tratamento, mas comenta que quando soube que iria rever a família, Rafael ficou ansioso. "Essa ansiedade faz parte do tratamento. Ele está muito feliz com a novidade e não vê a hora de estar em casa de novo".
Entre os presentes, Rafael ganhou três barquinhos
e até um quadro (Foto: Natália de Oliveira/G1)
Apoio de fãs
No início de fevereiro, a equipe do G1 esteve na clínica onde Rafael passa por tratamento, em Araçoiaba da Serra. Desde que chegou ao local, em outubro do ano passado, o jovem coleciona presentes recebidos por fãs do "mendigo gato". De acordo com funcionários da clínica, são pessoas que se comoveram com sua história de vida e querem, de alguma forma, apoiá-lo nessa etapa de sua vida.
Rafael Nunes contou que se sente lisonjeado com o carinho que tem recebido e que fica surpreso com a rapidez com que tudo aconteceu em sua vida. “Eu não imaginava que aquela foto que eu pedi para tirarem há quase quatro meses iria repercutir de tal maneira”, confessa Rafael.
O jovem ainda destaca a importância da repercussão da foto para o sucesso do seu tratamento, já que, antes de ser internado na clínica em Araçoiaba da Serra, ele já havia passado por outros tratamentos que não tiveram o mesmo resultado. “Eu não tinha noção da minha realidade antes de tudo isso acontecer e, talvez por causa disso, o tratamento não funcionava”.
Entenda o caso
O caso de Rafael Nunes ganhou grande repercussão após uma foto dele ser publicada em uma rede social, quando ele ainda morava nas ruas. De acordo com o relato da mulher que o fotografou e postou a foto em uma rede social, Rafael a viu com a máquina fotográfica e pediu para que tirasse uma foto dele, pois queria ficar famoso “na rádio”.
Dias depois da publicação da foto, descobriu-se que Rafael era um ex-modelo que tinha se afundado nas drogas e vivia nas ruas do centro de Curitiba (PR) há um ano. A família, que não tinha notícias do jovem há tempos, se mobilizou para buscar um novo tratamento, e Rafael foi encaminhado à clínica de Araçoiaba.
Durante o período de internação, ele chegou a receber um convite para participar de um importante evento de moda no Rio de Janeiro, mas a família, junto com os profissionais da clínica, optaram em não aceitar a proposta, alegando que a exposição poderia prejudicar o tratamento.
Comentários