Matupá registrou apenas 70% do total esperado. Valor ficou abaixo da média dos últimos 30 anos feitas pelo Inmet.
Fevereiro termina com chuva abaixo da média em grande parte de MT
Apesar dos muitos estragos provocados pela chuva, o mês de fevereiro termina nesta quinta-feira (28) com o volume de chuva abaixo da média em grande parte de Mato Grosso. Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), se comparado à média climatológica dos últimos 30 anos, o volume de chuva ficou cerca de 100 milímetros abaixo do esperado.
As regiões Nordeste, extremo Leste e a parte central de Mato Grosso foram os locais onde menos choveu durante o mês. Por outro lado, o Sudeste e parte do Noroeste do estado tiveram números acima da média. Nessas áreas choveu cerca de 70 milímetros a mais que o esperado.
Cuiabá, capital do estado, foi um dos municípios que registrou chuva dentro da média. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 268 milímetros de chuva até às 11h (horário de Mato Grosso), sendo que é comum chover cerca de 250 milímetros. Em Matupá, no extremo Norte do estado, choveu pouco mais de 70% da média climatológica. Eram esperados mais de 400 milímetros de chuva na cidade, enquanto foram registrados 290 milímetros.
Em outubro, quando a média de chuva no estado também ficou abaixo do previsto, a meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ludmila Pochmann, explicou que nestes casos o volume registrado não é alarmante. “De um ano para outro, o índice pode variar. No entanto, tem que ser analisados quais fatores levaram a isso. Algum fenômeno que atuou na região, por exemplo, pode diminuir a quantidade de chuva no estado”, explicou ao G1.
Comentários