Propostas de recuperação das BRs-163/364 são rejeitadas pelo Dnit
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) não aceitou nenhuma das 12 propostas apresentadas na segunda etapa do processo licitatório para a recuperação de dois trechos das BRs-163/364. No trecho de 42,4 quilômetros entre Cuiabá e a Serra de São Vicente, foram apresentadas oito propostas, sendo que a empresa que mais se aproximou do valor estipulado pelo órgão, R$ 132 milhões, faria a recuperação por R$ 176 milhões. A concorrências é pelo Regime Diferenciado de Contratações Integrado (RDC).
Já no trecho de pouco mais de 60 quilômetros entre Rondonópolis e Jaciara, três dos quatro consórcios que apresentaram proposta abriram mão de participar do investimento. A empresa restante apresentou o valor de R$ 264 milhões, R$ 24 milhões a mais do que propôs o Dnit. A assessoria informou, que a sessão foi suspensa e a equipe técnica do órgão vai analisar a proposta.
O deputado federal Wellington Fagundes (PR) tem acompanhado todo o processo de realização das obras, e disse que é preciso encontrar um meio termo entre governo e consórcios empreendedores para que os investimentos sejam realizados. "O sistema de RCD dá garantia que as obras serão realizadas, mas creio que o governo federal vai ter que revisar o modelo, por que este não é o primeiro empreendimento onde grandes empresas têm desistido de participar. Sinal que os órgãos tem apresentado preços inexequíveis", afirmou por meio de assessoria.
Devido a falta de acordo, o deputado vai solicitar uma audiência com a direção do Dnit e com o Ministro dos Transportes, para buscar soluções para dar início as obras. Ele também vai apresentar à Comissão de Viação de Transporte da Câmara dos Deputados, requerimento propondo debate a cerca das exigências dos órgãos executores.
"Precisamos analisar o que esta acontecendo com a execução do sistema RDC. O regime é interessante e assegura a realização de obras por empresas sérias e comprometidas, mas hoje, temos muitos empreendimentos paralisados devido às exigências de preço e isso é um prejuízo muito grande", finalizou.
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