Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 06 de Março de 2013 às 18:46

    Imprimir


Cinco estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foram presos nesta quarta-feira (6) durante protesto na Avenida Edgar Vieira, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá, na frente à instituição de ensino, de acordo com a Polícia Militar, que foi até o local para controlar a situação. Conforme a polícia, os manifestantes reagiram contra os PMs e, por isso, foram detidos por suspeita de desacato à autoridade. Alguns alunos também ficaram feridos, segundo testemunhas.

Uma das manifestantes, a estudante de Jornalismo Cely Alves disse que o protesto é contra a redução do número de vagas na Casa do Estudante Universitário, disponibilizada aos alunos que moram em outra cidade, foram estudar na universidade, mas não tem condições de custear as despesas com aluguel. "O espaço recém-inaugurado está lotado e a UFMT não renovou contrato para a locação de outras casas", disse a universitária.

No entanto, a assessoria da UFMT alegou que há vagas suficientes para os alunos na casa localizada no campus. Disse ainda que vai analisar que medidas poderão ser tomadas em relação ao tumulto e protesto.

Além da suposta redução no número de vagas, os estudantes reivindicaram a construção imediata de novas casas de estudantes em todos os campi, incluindo os de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, e Santo Antônio de Leverger, a 35 quilômetros da capital; ampliação dos valores do auxílio-moradia e da bolsa alimentação; segurança nas casas de estudantes; que o restaurante universitário ofereça café da manhã e cardápio vegetariano e não tenha mais filas, entre outras solicitações.

Uma acadêmica de pedagogia que presenciou o protesto afirmou que alguns alunos teriam sido agredidos. "Ouvi o barulho dos tiros disparados pela polícia". Segundo ela, a manifestação era pacífica e os estudantes estavam apenas com cartazes.

 

 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/19722/visualizar/