Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quarta - 06 de Março de 2013 às 23:15

    Imprimir


As mulheres moradoras de Vitória, e que são vítimas de agressão, vão contar com uma nova ferramenta de proteção: o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ-ES) lançou, nesta semana, o "botão do pânico". A princípio, o equipamento será distribuído a 100 mulheres da capital que se encontram sob medida protetivas, garantidas pela Lei Maria da Penha, como as que determinam que o agressor saia de casa ou mantenha uma distância mínima das vítimas. Segundo a Prefeitura de Vitória, a previsão é de que o sistema esteja em funcionamento em um prazo de 30 dias. Atualmente, Vitória conta com cerca de 2 mil mulheres sob medida protetiva.

De acordo com o TJ-ES, a ferramenta poderá ser acionada toda vez que o ex-marido ou companheiro condenado a ficar distante, se aproximar ou fizer ameaças. No momento em que o botão for pressionado, a central de monitoramento recebe um chamado. O botão também disponibiliza um processo de escuta a partir do momento em que é acionado.

A titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), delegada Arminda Rodrigues, explicou que espera que a ferramenta seja prática. "Esse botão é um diferencial. Esperamos verdadeiramente que ele funcione, que a praticidade dele seja verdadeiramente eficaz", disse.

A juíza coordenadora da Vara de Violência Doméstica, Hermínia Maria Azoury, informou que o projeto é pioneiro. "Claro que isso vai se expandir, porque nós não encontramos até então nenhum projeto igual. É um "piloto". Nós queremos ver o estado do Espírito Santo fora desse ranking tão desonroso", destacou.

Mapa da Violência
De acordo com o Mapa da Violência 2012, análise realizada em todo o país, o Espírito Santo é o estado com a maior taxa de assassinatos de mulheres no Brasil: 9,4 casos para cada 100 mil mulheres.

Botão do pânico poderá ser acionado por vítimas de agressão moradoras de Vitória. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Botão do pânico poderá ser acionado por vítimas de agressão moradoras de Vitória. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)




Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/19702/visualizar/