Secretário de Segurança Pública do estado reprovou as imagens. Associação de cabos e soldados diz que atitude faz parte de comemoração.
Vídeo flagra PMs jogando peteca dentro de batalhão no ES
Mais de vinte policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar foram flagrados jogando peteca durante o expediente no carnaval deste ano. A cena foi registrada em um vídeo, que está sendo analisado pela Corregedoria da PM. A Associação de Cabos e Soldados diz que atitude faz parte de uma comemoração. O novo secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, reprovou as imagens.
As imagens mostram os militares fardados e armados brincando no horário de serviço dentro do batalhão em Vila Velha, na Grande Vitória. Eles estacionam as viaturas em círculo e começam a diversão, que é iluminada pelos faróis e giroflex das viaturas. A PM abriu um processo administrativo para investigar o caso.
A comandante 4º BPM, tenente-coronel Sônia Grobério disse que as imagens já foram analisadas pelo serviço de inteligência e uma sindicância foi aberta para apurar o caso. "A sindicância vai nos apontar todos os detalhes se houve crime e o grau de participação de cada militar naquele momento".
O secretário de estado de Segurança Pública, André Garcia, assistiu as imagens e ficou indignado com o que viu. "Lamento muito que um fato como esses tenha acontecido, se ficar comprovado que eles estavam em serviço Mas, mesmo que estivessem de folga não justifica porque estavam todos uniformizados e fardados", ressaltou.
Homenagem
Todos os policiais que aparecem no vídeo já foram identificados. As primeiras informações são de que os PMs homenageavam um policial que completava 30 anos de serviço e iria se aposentar. O presidente da Associação de Cabos e Soldados, Flávio Gava, disse que esse tipo de comemoração acontece com frequência.
"Ninguém parou as viaturas para jogar, eles estavam apenas homenageando um colega que iria se aposentar e que tem o apelido de peteca. Quando assumimos o serviço no momento da preleção aqueles que vão para a reserva são colocados em posição de destaque, recebem a homenagem do comandante e um abraço dos companheiros e o serviço transcorre normalmente", declarou.
Comentários