Noivos estão tão envolvidos com o casamento quanto noivas; diz estudo
Hoje em dia, os noivos já estão se preocupando com os preparativos do casamento quanto as noivas. Segundo um novo estudo, divulgado pelo jornal Daily Mail, os homens estão mais envolvidos, ajudando até em questões como a escolha das flores, e deixando para trás o velho estereótipo.
Mais de metade dos homens entrevistados deram a palavra final para a escolha da data do grande dia, enquanto 56% escolheram o local. Um em cada 20 noivos consultados deu opinião a respeito dos arranjos florais e um terço ajudou na seleção do bolo.
De acordo com a pesquisa realizada pela Austin Reed, os homens também assumiram o comando de algumas questões da organização, como a contratação da banda, a escolha da roupa dos padrinhos e a escolha do carro do casamento.
Um terço também discutiu com os fornecedores para conseguir o melhor preço final. "Faz sentido que os noivos resolvam as questões como um time. A pesquisa mostra que de fato, atualmente, os casais assumem o planejamento do grande dia em conjunto. Sempre houve uma suposição de que é a noiva que manda nesses quesitos, mas devido ao enorme custo dos casamentos hoje em dia, faz sentido que a responsabilidade seja compartilhada. É claro que haverá elementos que combinam mais com um dos dois, porém é importante que haja espaço para o noivo se destacar em seu casamento também", defendeu um porta-voz da empresa.
Apesar das mudanças, algumas tradições permanecem. Cinquenta e dois por cento das noivas afirmaram que seus pais contribuíram financeiramente com a festa. E, embora atualmente a maior parte das contas seja paga pelo próprio casal, 44% dos pais dos noivos também participaram. Os avós do noivo também fizeram sua contribuição em 20% dos casos, enquanto do lado da noiva o índice foi de 10%.
Três quartos dos recém-casados disseram que não se arrependem do investimento, já que o casamento foi considerado o dia mais feliz de suas vidas. Quase 60% dos casais afirmaram considerar que os noivos estão colaborando mais do que faziam antes. Destes, 58% considerou que a razão do fenômeno é o alto custo do evento.
A pesquisa com 2 mil pessoas, que casaram nos últimos cinco anos, mostrou ainda que 42% acreditam que os homens são tão competentes quanto as mulheres para planejar um casamento. Mais 59% afirmaram que planejar a festa tomou completamente sua vida e 25% cuidaram de muitos preparativos durante o expediente.
Um terço dos entrevistados disse que assumiu o controle dos assuntos que lhe interessavam mais, enquanto 41% ficaram responsáveis por áreas específicas do planejamento.
Um em cada cinco homens disse que o elemento mais importante de um bom casamento era deixar todo mundo embriagado e 52% acreditam que o melhor da festa é reunir amigos e familiares em um único lugar. Para as noivas, no entanto, as respostas foram bem diferentes. Um terço disse que o vestido perfeito foi o aspecto mais importante do casamento enquanto 32% afirmaram que foi o sol estar brilhando.
Comentários