Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sábado - 09 de Março de 2013 às 11:34

    Imprimir


O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) alcançou 64.497 MW médios em fevereiro, com alta de 2,8% em relação a igual período de 2012. Na comparação com janeiro deste ano, a carga apresentou uma elevação de 4,6%.

No acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, a carga cresceu 4,3% em relação ao mesmo período anterior.

Os dados fazem parte do boletim de carga mensal de fevereiro, publicado hoje no portal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com o órgão, o crescimento foi acentuado pelo desempenho da carga no Nordeste, onde aumento foi de 11,3% em relação a fevereiro de 2012, totalizando 9.838 MW médios.

A alta na região foi provocada principalmente pela ocorrência de temperaturas mais elevadas e escassez de chuvas.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o maior do país, o consumo de energia alcançou 39.220 MW médios, com alta de 1,4% sobre fevereiro de 2012. Na comparação com janeiro deste ano, o número foi 5,6% maior.

No Sul, a carga de energia totalizou 11.295 MW médios em fevereiro, com alta de 2% em relação ao igual período do ano anterior e de 4,9% sobre janeiro deste ano.

A região Norte foi a única que apresentou queda no consumo de energia em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O recuo de 0,2%, para 4.144 MW médios, foi provocado pela redução da carga de grandes consumidores industriais de energia, dos setores de alumínio, níquel e ferro, de acordo com o operador.

CHUVAS

O ONS espera aumento de chuvas nas bacias dos rios das região Sudeste/Centro-Oeste e do rio Iguaçu para a próxima semana, de 9 a 15 de março.

Já nas demais bacias do Sul e dos rios São Francisco e Tocantins a precipitação ocorrerá de forma mais isolada e com menor intensidade, segundo o operador.

O ONS mantém o atual volume de geração térmica de cerca de 14.500 megawatts (MW) médios acionado.

A previsão de vazões atualizada, diante da expectativa de chuvas para a próxima semana, foi o principal fator a impactar a redução dos custos marginais de operação (CMO) para a próxima semana.

O CMO é a base para o cálculo do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que serve como parâmetro para a formação de preços de energia no curto prazo e cujos valores para a próxima semana devem ser divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ainda nesta sexta-feira.





Fonte: DO VALOR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/19441/visualizar/