Um garimpo clandestino foi descoberto pela Polícia Rodoviária Federal, no município de Pontes e Lacerda, distante 483 km de Cuiabá, nesta quinta-feira (14). Cinco pessoas foram presas em flagrante enquanto trabalhavam e sete maquinários apreendidos pelos agentes.
A ação ocorreu durante a Operação Sentinela, deflagrada na madrugada desta quinta pelos agentes federais. De acordo com o chefe da delegacia da PRF de Pontes e Lacerda, Ailton Antônio, a uma denuncia anônima foi encaminhada para a polícia e a área foi fiscalizada. Segundo ele, o proprietário da terra é um pecuarista que declarou em depoimento que recebe o valor de 20% do ouro encontrado pelos garimpeiros.
A área já havia sido multada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e, conforme o chefe da PRF, um inquérito foi aberto para apurar a clandestinidade. Além dos cinco garimpeiros presos, duas pessoas indiciadas no inquérito não foram encontradas no local. Os presos foram encaminhados para a delegacia de Cáceres.
Os agentes apreenderam três caminhões, uma pá carregadeira, retro-escavadeira, um trator, duas motocicletas e uma balança de prata para pessagem de ouro. Além de gramas de ouro e mercúrio.
Comentários