Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 15 de Março de 2013 às 09:10

    Imprimir


Após reunião no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) participou de reunião nesta quinta-feira com o Secretário Extraordinário de Regulamentação Fundiária na Amazônia Legal, Sérgio Lopes, para dar continuidade as questões de embargo na Gleba Mercedes I e II.
A situação encontrada na área dá-se devido a uma multa aplicada pelo IBAMA ao INCRA durante a operação ‘Arco de Fogo’, que acusa o órgão por ser responsável pelos desmatamentos em terras de assentamento no bioma amazônico. Devido a essa multa, a região encontra-se interditada para que os produtores consigam recursos financeiros junto a programas do governo, importantes para o custeio da lavoura e implementação de pequenas indústrias.

 “É um absurdo que o embargo de uma multa esteja trazendo tantos problemas ao produtores. Eles precisam de produzir para, além de sobreviver, para comercializarem. O acesso aos programas fornecidos pelo governo são essenciais para as mais de mil famílias que moram na área e estão passando necessidade”, defende Leitão.

No referido local estão instaladas mais de mil famílias das quais 300 trabalham na produção de biodisel, 100 em projetos de fruticultura, com destaque no maracujá que tem a produção de 10 toneladas de polpa por semana, e os demais assentados atuam na bacia leiteira e com gado de corte. 
Preocupado com essa situação, o empenho do deputado está voltado pela busca de desembargar a área e trazer uma melhor qualidade de vida para a população local, que não tem culpa do ocorrido. “Essa situação tem me deixado muito aflito. Precisamos solucionar esse problema e trazer a dignidade de trabalho de volta para esses produtores”, defende.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/19076/visualizar/