Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Pelo menos 7 bairros e dois residenciais foram atingidos. Moradores estão recebendo colchões e alimentos de assistentes sociais.
Defesa Civil contabiliza 230 famílias prejudicadas por chuvas em Cuiabá
A Defesa Civil do município de Cuiabá contabilizou até a tarde desta terça-feira (19) um total de 230 famílias prejudicadas pelas fortes chuvas que assolaram a região metropolitana desde o dia anterior. Os moradores estão recebendo assistência por parte de assistentes sociais destacados pela Prefeitura.
De acordo com a Defesa Civil, os bairros cujas casas sofreram avarias por conta da chuva são Parque Geórgia, Cohab São Gonçalo, Parque Atalaia, Jardim Vitória, 1º de Março, Porto e São João Del Rey. Também foram reportados prejuízos nos residenciais Morro de Santo Antônio e Coxipó.
Esses moradores estão recebendo colchões doados por um grupo de assistentes sociais. Outro trabalho em curso é a distribuição de hipoclorito de sódio, substância útil para desinfetar os imóveis, afetados por água misturada a resíduos de esgoto, entre outros.
O coordenador de Defesa Civil Osmar Amélito destacou que grande parte dos danos causados pela chuva foram propiciados por uma situação irregular: a construção de casas em áreas indevidas, como zonas de risco ou áreas verdes - como foi o caso de parte da Cohab São Gonçalo e do Parque Geórgia.
"Temos aproximadamente cinco mil famílias nessas condições e estamos agora fazendo um levantamento junto com Ministério de Integração Nacional e o Ministério das Cidades para identificar cada uma delas”, explicou Amélito.
O último dado atualizado indica que só durante esta segunda-feira (18) choveu um volume de 127.8 milímetros de chuva, bem acima da média registrada na região metropolitana. A Secretaria Municipal de Obras Públicas está realizando um levantamento de obras necessárias para regularizar os córregos da cidade. Vários deles transbordaram durante a tarde de segunda-feira, alagando casas. Exemplos são os córregos do Machado e Barbado.
Além das obras, os cursos d"água devem passar pela limpeza a que já são submetidos regularmente. De qualquer maneira, o titular da Secretaria de Serviços Urbanos, Rogério Varanda, fez questão de chamar a atenção da comunidade para a responsabilidade em conjunto com a administração municipal. “Cada um pode fazer a sua parte, não jogando lixo nos córregos”, avisou.
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/18807/visualizar/
Comentários