Deputado cobra conclusão da BR-163 Sinop/Santarém
A conclusão da pavimentação dos 1.3 mil quilômetros da BR-163, ligando Sinop (500 Km ao norte de Cuiabá) a Santarém (PA), também foi cobrada pelo deputado estadual Baiano Filho (PMDB) durante audiência no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF).
Nos últimos 5 anos, Baiano Filho tem percorrido o trecho em sistemáticas vistorias. Durante a audiência, Baiano foi detalhista ao pontuar que dos 970 km que ligam Sinop ao Porto de Miritituba (PA), restam ainda sem pavimentação mais de 310 km. De acordo com o diretor-geral do Departamento Nacional de Transporte Terrestre (Dnit), Jorge Fraxe, a previsão é de que todo o trecho seja concluído ainda este ano.
Baiano também questionou sobre a pavimentação do trecho de aproximadamente 110 km entre a localidade do KM 30 (entroncamento da BR-163 com a BR-230/Transamazônica) até o município de Rurópolis (AM), paralisadas desde a retirada da empreiteira AIT, responsável pelo trecho. O Dnit informou que a empresa Sanches Tripoloni já está habilitada a assumir a continuidade da obra, reiniciando os trabalhos após o período das chuvas.
Já a pavimentação dos 40 km finais, entre Rurópolis e Santarém será executada pelo Exército Brasileiro, com previsão de conclusão até o final deste ano. Se os cronogramas forem cumpridos, a previsão é de que a tão esperada ligação de Sinop a Santarém, que é uma via de integração nacional em processo de asfaltamento para concretizar um projeto que teve início no começo dos anos 70, seja totalmente concluída até o final de 2014.
“É incrível a expectativa gerada nos municípios paraenses pela conclusão da rodovia, não apenas lá [no Pará], mas também em Mato Grosso que terá resultados altamente satisfatórios com a saída da nossa produção e também pela movimentação com a retirada dos produtos da zona franca de Manaus gerando um grande fluxo em nossas rodovias”, pontuou o deputado. Ele diz acreditar que outros 300 km serão pavimentados ainda este ano, restando pouco mais de 150 km a serem concluídos em 2013, realizando definitivamente a tão sonhada interligação asfáltica Cuiabá a Santarém pela BR-163. (As informações são da Assessoria) W.S
Comentários