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Cidades
Segunda - 25 de Março de 2013 às 15:57

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Assistência Social de Diamantino quer transformar dificuldades em potencialidades
O Programa AABB Comunidade, que conta com parceria entre o Banco do Brasil, Federação das AABB (FENABB) e o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, atende cerca de 100 crianças anualmente em Diamantino e oferece diversas atividades com o objetivo principal de promover a cidadania.

“A proposta é colocar em prática a inclusão na sociedade e ascensão social para que os alunos percebam que são cidadãos e não podem ser excluídos do processo em que estão, seja na escola, em casa, no seu bairro, na cidade”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Thérèse Silva.
O objetivo do Programa é dilatar as potencialidades e os talentos nas crianças e adolescentes, que são encaminhados pelas escolas. “Nada melhor do que o professor, o coordenador pedagógico, o diretor, que os acompanham diariamente e que entendem as dificuldades, sejam elas no aprendizado, nas questões de indisciplina, agressividade, então essa relação vem das escolas. No Programa desenvolvemos uma série de ações”, informou.

Cada integrante passa por uma bateria de exames clínicos e odontológicos que são enviados para FENABB. De acordo com a secretária de Assistência Social, este ano a novidade será na exigência do acompanhamento de um responsável na hora dos exames.
Na AABB Comunidade são ofertadas, três vezes por semana, oficinas de artesanato, música, educação física e recreação, além de atendimento psicológico, médico, odontológico e acompanhamento junto com as escolas e os pais.

“No Programa eles participam de eventos comemorativos enquanto projeto educacional, não somente de assistência e sim educativo também, visando o aprendizado. Por isso este ano, para atender as necessidades, nós temos duas professoras alfabetizadoras que são colaboradoras do projeto. Vamos transformar dificuldades em potencialidades”, finalizou.
>> Saiba mais:

O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.
A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade.
Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.

A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade.
 





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