Vereador cobra do estado, desfibrilador para bombeiros de sinop
A lei 8.842/08 foi sancionada em 26 de março de 2008 pelo então Governador do Estado de Mato Grosso Blairo Maggi e determina ser obrigatório equipar com desfibriladores semiautomáticos externos, todas as unidades do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, mas o 4º Batalha de Bombeiros de Sinop, não tem suas Viaturas de Resgate equipadas com o esse equipamento. Diante dessa carência o vereador Marcos do Cientec (PSB), fez uma indicação na sessão ordinária da câmara, solicitando ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso Coronel Anderson José Barbosa, com cópia ao Secretário de Estado Segurança Pública Alexandre Bustamante dos Santos e ao prefeito municipal Juarez Costa pedindo que se cumpra a lei.
“Nós temos hoje em Sinop vários bombeiros qualificados para operar o desfibrilador, mas não temos o equipamento nas unidades de resgate, mesmo existindo uma lei que determina que toda unidade do bombeiro tenha, então fiz essa indicação solicitando o cumprimento desta lei, afinal com o desfibrilador a chance de ressuscitar uma vítima com parada cardiopulmonar a é bem maior e nós precisamos muito desse equipamento”. Defendeu o vereador Marcos do Cientec.
Segundo especialista em resgate o equipamento é essencial na prestação de socorro e salvamento a vida. O desfibrilador pode aumentar a sobrevida, nos casos de parada cardíaca, de 2% para até 45% em média. “A assistência rápida, eficiente, segura e com conhecimento leva ao sucesso no atendimento, na restauração das vidas ou na diminuição de sequelas decorrentes da parada cardiorrespiratória. A utilização do Desfibrilador Externo Automático (DEA) é de fundamental importância devido à alta incidência de Fibrilação Ventricular. Já existe estudo estudos apontam que somente o uso do DEA pode reverter eficientemente uma parada cardiorrespiratória, por isso a importância desse equipamento.” Relatou Maria do Socorro Lima de Menezes - Especialista em Medicina Física e Socorro.
A indicação número 131/2013 foi aprovada em unanimidade pelo legislativo municipal e segue agora para autoridades competentes. O vereador autor vai pedir a intervenção do Ministério Público do Estado. “Nós vamos protocolar junto ao Ministério Público um pedido para que faça-se cumprir a lei e sabemos da idoneidade desta instituição, sendo assim temos a certeza de que seremos atendidos e tão breve nossos “Anjos do Norte, estarão equipados com esse equipamentos”, afirmou Marcos do Cientec.
Comentários