Lula passa por exames e médico descarta retorno de câncer
O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva passou na manhã desta terça-feira por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo. Segundo informações da assessoria do Instituto Lula, o político passa bem e os médicos descartaram o retorno de qualquer sinal de câncer no organismo do político.
Em outubro de 2011, Lula foi diagnosticado com um tumor de laringe e teve que passar por tratamentos de quimioterapia e radioterapia por cerca de cinco meses. Há cerca de um ano, exames mostraram que o tumor havia sido eliminado.
De acordo com a assessoria de Lula, os exames feitos hoje já estavam previstos.
O câncer de Lula
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro de 2011. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
Após três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia, o tumor teve "uma remissão completa", conforme anunciou o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, e confirmou o Sírio-Libanês em 28 de março de 2012. Para ser considerado curado do câncer, Lula terá de se submeter a exames durante os próximos cinco anos.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.
Comentários